A Prefeitura de Rio Branco confirmou o retorno das aulas na rede municipal de ensino a partir de segunda-feira, 16 de setembro de 2024. A decisão foi tomada após a melhora nas condições climáticas, especialmente na qualidade do ar, que vinha sendo prejudicada pelos altos níveis de poluição atmosférica.
Em ofício enviado aos diretores escolares, o Secretário Adjunto de Educação, José Paulo de Paula Machado, reforçou a importância do retorno à normalidade no cumprimento do calendário escolar de 2024.
“Com a melhora das condições climáticas e a necessidade de cumprimento do calendário, comunicamos que as aulas devem voltar à normalidade”, afirmou o documento.
A suspensão das aulas havia sido decretada nos dias 9 e 10 de setembro após relatórios emitidos pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) indicarem que diversas cidades do Acre, incluindo Rio Branco, estavam com níveis de poluição atmosférica muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns pontos da capital, como na Ufac, os índices de partículas finas no ar chegaram a 334,73 μg/m³, muito superiores ao limite seguro de 15 μg/m³.
Com a retomada das aulas, a Prefeitura informa que os contratos temporários de professores permanecem ativos e as atividades escolares seguirão o cronograma previsto até o final do ano letivo.