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Presidente da Fecomércio diz que alta de juros no país vai prejudicar vendas e promoções no comércio

Por Tião Maia, Contilnet

O aumento da taxa Selic que elevou os juros no país  para 10,75% ao ano, por decisão do Copom (Conselho de Política Monetária) do Banco Central, no início da semana passada, vai impactar o comércio em relações as promoções do período de BlackFriday e o do Natal.

A avaliação é do empresário Leandro Domingues, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio) e vice-presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

A maior preocupação é o impacto desse aumento sobre o custo de capital para as empresas e o crédito ao consumidor/Foto: Reprodução

O empresário acreano disse que a decisão pelo aumento da Selic não foi surpresa para o mercdo nacional. “No mercado, todos já esperávamos por isso. Claro que a notícia não é boa, mas acredito que o Banco Central do Brasil  esteja agindo de forma responsável diante das pressões inflacionárias e do quadro fiscal atual”, disse Domingos.

Segundo ele, na CNC a maior preocupação é o impacto desse aumento sobre o custo de capital para as empresas e o crédito ao consumidor.

“O comércio e o turismo saem muito prejudicados, pois dependem fortemente de financiamentos. Datas importantes como a #BlackFriday e o Natal podem ser afetadas”, afirmou.

O comércio e o mercado nacional, segundo Domingos, trabalha com a perspectiva de que o ciclo de aumentos deve levar a taxa a 12% ao ano até o fim de 2025. “Vamos acompanhar e ver se o governo conseguirá cumprir sua meta de déficit zero.”, disse.

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