Antes de responder esta pergunta, vale ressaltar que as especificações de um console não se traduzem automaticamente para as peças de um PC. É comum observar a ficha técnica e comparar produtos, mas o desempenho de um videogame é quase sempre único.
A razão para isso é que a quantidade de opções e versões distintas em um computador fazem com que seu desempenho seja bem diferente. Em um console, o hardware sempre será o mesmo e os jogos são desenvolvidos especificamente para ele, trazendo uma melhor otimização.
O PS5 Pro possui um design parecido com o do modelo padrão.Fonte: PlayStation
PS5 Pro usa AMD
A Sony revelou que manteve o PlayStation 5 Pro com um chip desenvolvido pela AMD, no qual a grande novidade é a melhoria da GPU. Esse componente está fisicamente maior e com 67% mais CUs (Unidades Computacionais), algo que deve melhorar muito o desempenho.
Com o PlayStation 5 padrão, lançado em 2020 e com 36 CUs, era comum assimilar o console com a Radeon RX 6700 XT. Essa é uma elogiada placa de vídeo da geração passada da AMD, que conta com 40 dessas estruturas e microarquitetura RDNA 2.
Para o PlayStation 5 Pro, o mais próximo que conseguimos chegar é com uma Radeon RX 7800 XT, com 60 Unidades Computacionais e RDNA atualizado. Esse modelo não é tão popular quanto a placa anterior, mas tem uma boa performance e é vendido com preços competitivos no mercado brasileiro.
A AMD tem boas placas de vídeo nos segmentos de entrada e intermediário.Fonte: AMD
Essa é uma GPU lançada em agosto de 2023, projetada para rodar games em 1440p com qualidade máxima. Contudo, com o auxílio de tecnologias como o FidelityFX Super Resolution 3 e o gerador de quadros (AFMF), a placa gráfica consegue rodar games em 4K sem tanta dificuldade — desde que reduza um pouco a qualidade visual.
Isso casa bastante com o PS5 Pro e o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), a técnica de upscaling do console. Assim, é possível que o aparelho tenha performance similar com a dessa placa.
E a Nvidia?
Por mais que a AMD esteja com um portfólio muito interessante de GPUs nos últimos anos, a Nvidia é quem domina esse segmento. Analisando friamente as especificações e comparando com a Radeon RX 7800 XT, a placa da Nvidia que mais se assemelha ao PS5 Pro fica entre a RTX 4070 e a RTX 4070 SUPER.
A 7800 XT costuma ser superior à 4070, mas às vezes há um empate quando em situações de Ray Tracing ou upscaling. Isso dá margem para a RTX 4070 SUPER ser superior a esses dois modelos — embora também seja mais cara.
Desempenho de placas de vídeo intermediárias.Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
PS5 Pro fica próximo de GPUs intermediárias
É muito provável que o PlayStation 5 Pro tenha desempenho bem similar ao dessas placas de vídeo, principalmente por todas elas serem projetadas para games 1440p e usarem o upscaling para a resolução 4K. Ou seja, o console basicamente equivale às GPUs do mercado “intermediário premium”.
Combinado com um processador Intel Core i5 ou Ryzen 5, os usuários devem ter um desempenho muito parecido com o novo videogame da Sony. Porém, será preciso aguardar até o lançamento do PS5 Pro em 7 de novembro para testarmos na prática se o console realmente tem tanto mais poder de fogo assim.