Quase 3 mil urnas eletrônicas começam a ter mídias geradas no Acre; entenda o processo

Após essa etapa, entre os dias 25 e 29 de setembro, ocorrerá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para realizar a carga das urnas

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) iniciou as atividades de geração das mídias para a preparação das 2.868 urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024.

Cerimônia poderá se estender até o dia 24 de setembro/Foto: Reprodução

O procedimento tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas de todo o estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção.

A cerimônia, que é pública, poderá se estender até o dia 24 de setembro, mas poderá ser encerrada antes, caso todas as mídias sejam geradas previamente. Após essa etapa, entre os dias 25 e 29 de setembro, ocorrerá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para realizar a carga das urnas.

“No caso de um eventual segundo turno das eleições em Rio Branco, uma nova geração de mídias será realizada. O TRE-AC continuará fazendo ampla publicidade ao processo, garantindo a transparência e o envolvimento de entidades fiscalizadoras, imprensa e da sociedade em geral”, disse a nota do TRE.

Entenda mais sobre o processo

A medida é uma cerimônia pública onde há a gravação dos dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. Os trabalhos são realizados em três formatos:

  • Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
  • Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
  • Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
PUBLICIDADE