O Rio Acre está estável a dois dias consecutivos, segundo os dados da Defesa Civil de Rio Branco. O órgão monitora, diariamente, o manancial na capital acreana, que se mantém em 1,28 desde 10 de setembro.
Apesar da estabilidade, o Rio Acre segue próximo da pior cota da história em Rio Branco, que é de 1,25 metros, registrada em setembro de 2022.
O Rio Acre vem registrando diminuição no nível das águas desde sábado, quando marcou 1,30 metros. Antes disso, o manancial havia apresentado uma leve subida.
O último registro de chuvas significativas foi no dia 6 de setembro, quando a Defesa Civil de Rio Branco registrou 10,05mm em 12 horas.
Situação de escassez hídrica
Na edição do Diário Oficial da União da última quarta-feira (31), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica no Rio Acre e o Rio Iaco, ambos no Acre.
A medida tem como objetivo intensificar os processos de monitoramento hidrológico dessas bacias, identificando impactos sobre usos da água e propondo eventuais medidas de prevenção e mitigação desses impactos.