Superlua e eclipse lunar no Acre: veja o melhor horário para assistir ao novo fenômeno

Fenômeno poderá ser visto a olhos nus em todo o território nacional e, no Acre, começa às 19h41min

Nesta terça-feira (17), a partir das 19h41 (horário do Acre, duas horas a menos em relação ao horário de Brasília), os céus do Brasil registrarão um novo fenômeno de eclipse lunar e que poderá ser visto em todo o território nacional. Será um eclipse parcial da da Lua, como dizem os astrônomos que estudam o assunto. Além do fenômeno, uma “superlua” também poderá ser contemplada pouco depois. O evento acontece à 11h47.

Superlua e eclipse parcial ocorrem simultaneamente/Foto: ContilNet

O evento poderá ser vistos por todos por meio do canal no YouTube do Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O eclipse, neste caso, acontece quando planeta está alinhado com o Sol e a Lua entre os dois astros. Com isso, a Terra projeta sua sombra e encobre parte da superfície do satélite.

Para observar o eclipse, basta olhar para o céu no período do fenômeno. A previsão é que o evento inicie 19h41 e que chegará ao seu potencial máximo às 21h44 e acabe às 23h47. Além do eclipse, a noite também é marcada pela presença da Superlua da Colheita.

No entanto, assistir ao fenômeno poderá ser prejudicada por condições meteorológicas, como a formação de nuvens e chuva, além da fumaça das queimadas que afetam o Brasil e países vizinhos.

PUBLICIDADE