O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou na manhã desta quarta-feira (11), uma sessão solene para homenagear a desembargadora Eva Evangelista pelos 49 anos dedicados à magistratura. O evento, que iria ocorrer na última terça-feira (10), mas precisou ser adiado em decorrência de problemas de saúde da magistrada, também marca a aposentadoria compulsória da representante.
Filha de migrantes nordestinos chegados ao Acre na década de 1940, Evangelista foi a primeira mulher magistrada do estado, cargo que assumiu em 1975, aos 27 anos, na Comarca de Sena Madureira, tendo ascendido à função de desembargadora do Poder Judiciário do Acre aos 33 anos, por promoção, em 1984.
A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, representantes do Executivo, do Ministério Público e Defensoria Pública do Acre, incluindo parlamentares, membros da Polícia Militar acreana, entre outros. O governador do Acre, Gladson Cameli, que prestigiou a realização, destacou sua admiração por Eva Evangelista.
“Não seria possível expressar toda a gratidão que sinto pela desembargadora. Não apenas pelos seus 49 anos de relevantes serviços prestados à magistratura, mas também pelo exemplo de vida que ela representa para a sociedade acreana. Sua alegria e amor, tanto como magistrada quanto ser humano, nos mostram que a vida é, de fato, uma grande dadiva de Deus”, comentou.
O senador Alan Rick também esteve presente na ocasião, e celebrou o legado a desembargadora. “É uma felicidade participar deste momento e poder abraçá-la. Esta é uma homenagem merecidíssima, que celebra o comprometimento, dedicação e amor à justiça e ao povo do Acre”.