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Uma atualização importante sobre Concord; quais seriam os motivos do fracasso?

Por IGN Brasil

Já se passaram vários dias desde que Concord chegou também ao Steam. Porém, o game não ultrapassou a barreira dos 700 jogadores simultâneos na plataforma – e seus números no PS5 também não são bons. O shooter de heróis da Firewalk Studios não convenceu uma comunidade que parece satisfeita com as propostas atuais do gênero, como os consolidados Overwatch 2Valorant ou Apex Legends.

Quem já jogou Concord concorda que não é um game terrível para ter um número tão baixo de jogadores, mas há uma série de motivos que podem explicar como ele falhou desde a estreia do beta aberto que reuniu 2.500 jogadores no Steam. Neste sentido, nós do IGN contatamos vários analistas da indústria dos games que tentaram explicar as razões para o FPS não ter atraído muito mais público.

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Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante mencionar a estimativa de Simon Carless, autor de GameDiscover.co, que estima que apenas 10 mil cópias de Concord foram vendidas no Steam, enquanto 15 mil para PS5“Os números do Steam são tão ruins que mesmo sem os dados exatos do lado do PS5 podemos ter certeza de que o jogo está tendo um desempenho muito ruim”, indica Liam Deane, analista principal da Omdia.

Criar um jogo que segue uma premissa bem parecida de outros mais consolidados não garante um lugar ao sol. Essa parece ser justamente a situação em que Concord se encontra hoje em dia: “Infelizmente, fazer um jogo de tiro divertido e de alta qualidade não é suficiente no espaço saturado de serviços ao vivo atualmente”, diz Rhys Elliott, analista da Midia Research.

As razões para o fracasso do Concord

As razões para o fracasso de Concord com as quais os especialistas da indústria concordam são várias, e as mais comuns são o nível reduzido de marketing da PlayStation quando comparado com obras como Spider-Man ou God of War; o preço elevado (R$ 200 – tendo concorrentes gratuitos); e sua falta de diferenciação em um gênero já competitivo e supersaturado.

Quanto à publicidade que tem sido dada, indica-se que a promoção das lojas foi muito baixa, “com apenas alguns anúncios web na GameStop, Best Buy, Target, Walmart e PlayStation Store”, segundo Mat Piscatella, analista da Circana e repórter regular de vendas nos Estados Unidos. Relativamente ao preço, Carless acredita que R$ 200 é um custo algo elevado pelo que oferece, uma vez que os shooters multiplayer estão consolidados e os jogadores raramente mudam de game.

“Um grupo unido de jogadores pode estar disposto a arriscar experimentar um novo jogo de graça, mas pagar R$ 200 é demais. Lançar Concord como um jogo premium limitou o tamanho do público e a aquisição de usuários. Concord deveria ter lançado uma versão gratuita (ou pelo menos como parte da assinatura do PlayStation Plus) para ter a chance de lutar em um gênero tão concorrido quanto o atual”, explica Elliot. Enquanto alguns pensam que o fracasso do Concord já é definitivo, o analista pensa que “não é tarde demais […] mas o estrago já pode estar feito [porque] as primeiras impressões importam”.

Além disso, o fato de não ser diferenciado também limitou bastante o seu apelo, segundo Piers Harding-Rolls, especialista da Ampere Analysis. Além disso, indica que, como Concord estava em desenvolvimento há 8 anos, a sua ideia começou com o sucesso de Overwatch em 2016. Desde então, surgiram propostas variadas e divertidas, como Apex Legends, Valorant ou o futuro Marvel Rivals“Milhões de jogadores jogam esses jogos todos os meses e dominam esta categoria. O mercado de tiros de heróis já está bem servido com uma coleção de títulos gratuitos muito sólidos”, explica.

Isso não significa que a Sony deva deixar de apostar nos jogos como serviço, principalmente depois do sucesso de Helldivers 2, mas o que aconteceu com o Concord a ajudará a aprender algumas lições. “Embora eles claramente não queiram mais desastres no nível do Concord, se metade de seus próximos jogos como serviço forem bem-sucedidos nos próximos anos, não será um resultado ruim”, diz Deane. Elliot concorda e diz: “Basta uma grande vitória num jogo como serviço para gerar milhares de milhões de dólares em receitas e abrir novos públicos, duas coisas que a PlayStation deseja muito neste momento”.

Prova disso é o que Deane comenta: “Muitos dos jogos de maior bilheteria no mercado são títulos como serviço. De acordo com nossos dados, apenas cerca de 16% da receita total do mercado de jogos agora vem das vendas tradicionais de jogos completos”, e é por isso que “os editores estão perseguindo esses 84%”. A frase que pode resumir isso perfeitamente é que, embora “os riscos sejam grandes, as recompensas também são”.

Boa parte do que os analistas opinaram era temido e até de certa forma esperado pela comunidade gamer. Os próprios jogadores já vinham prevendo que o lançamento de Concord seria um fracasso… e eles estavam certos.

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