O senador Alan Rick (União-AC), fez uma publicação nesta sexta-feira (18), em suas redes sociais, repudiando um vídeo em que a historiadora da arte e cantora piauiense, Tertuliana Lustosa, aparece mostrando os glúteos e faz dança erótica durante palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
universidade. Foto: ReproduçãoAs imagens foram gravadas na quinta-feira (17). A também mestranda em Cultura e Sociedade, foi convidada para palestrar no seminário “Dissidências de gênero e sexualidades”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep).
Nas redes sociais, vários internautas criticaram a performance da historiadora e consideraram a apresentação “vergonhosa” por ter sido feita em um ambiente acadêmico. Para Rick, os ambientes educacionais, em todas as esferas, devem ser espaços dedicados a construção do conhecimento, diálogo sério e respeito mútuo.
“Me junto a todos os brasileiros que se indignaram ao assistir o vídeo em que uma palestrante travesti sobe em uma cadeira, canta algo totalmente inapropriado e exibe suas partes íntimas. Isso tudo em um campus universitário. A Universidade do Maranhão precisa tomar as providências diante desse absurdo”, afirmou.