ContilNet Notícias

Após nota de repúdio do CREA, assessoria de Bocalom se posiciona e diz que prefeito foi incompreendido

Por Tião Maia, ContilNet

Embora tenha ressaltado o respeito que tem pela categoria, o prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), mantém as críticas feitas anteriormente às empresas e profissionais de engenharia envolvidos em programas como o “Ruas do Povo”, cuja pavimentação asfáltica não resistiu às primeiras chuvas, além de obras de acabamento fora das especificações. As críticas do prefeito, feitas na semana passada, mereceram nota de repúdio do Crea-AC (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Acre), mas a assessoria de Tião Bocalom reafirmou o que ele classifica como má qualidade em algumas obras públicas realizadas na capital acreana.

O prefeito mencionou que alguns profissionais foram desatentos em relação à cobrança da qualidade da obra e que deveriam se ater às suas funções com maior zelo. “Até por se tratar de recursos públicos, vale ressaltar que é visível o desperdício do dinheiro do povo em obras como, por exemplo, o Programa Ruas do Povo, com pavimentação asfáltica que não suportou a primeira chuva”.

Prefeito Tião Bocalom/Foto: ContilNet

Bocalom citou ainda como defeituosas obras de rede de esgoto fora dos padrões e incompletas, além das mais de 100 estações compactas de tratamento que nunca funcionaram, e ainda 12 creches construídas entre 2012 e 2015 que, segundo o Ministério da Educação, apresentaram mais de 800 inconsistências, como vigas inferiores às especificadas no projeto original. “Vigas de 40 cm x 17 cm foram realizadas com 17 cm x 11 cm e, por isso, até o momento, não se conseguiu prestar contas com o Ministério da Educação”, disse o prefeito.

Na manhã desta quinta-feira (31), ao responder à nota de repúdio do Crea, o jornalista Ailton Oliveira, assessor especial de comunicação da Prefeitura, disse que o prefeito “em nenhum momento menosprezou a importância dos profissionais da engenharia” e que, isso sim, “orientou maior dedicação nos projetos”.

De acordo com o assessor, a preocupação do prefeito denota, acima de tudo, “preocupação em gastar bem o dinheiro público para que, enfim, as obras não tenham que ser refeitas, onerando os cofres da municipalidade, que, ao invés de gastar bem os recursos em outras obras de interesse social e coletivo, necessita de reparos, como estamos refazendo algumas construções alheias aos padrões de qualidade.”

O prefeito Tião Bocalom reitera, segundo o assessor, seu respeito à categoria e reconhece que, sem esses valorosos profissionais, as grandes obras, como o viaduto da Dias Martins, o viaduto da AABB, a construção do Novo Mercado dos Colonos e várias outras creches e postos de saúde, não seriam possíveis pela necessidade de realização, acompanhamento e fiscalização.

“Enfim, é louvável a coragem do prefeito Tião Bocalom em ser verdadeiro em suas palavras, sem se importar que isso doa em alguns atores acostumados a não serem contestados. Registramos aqui o respeito do prefeito a todos os engenheiros e esperamos não ter sido mais uma vez incompreendido, dadas as suas preocupações em fazer a coisa certa e o melhor para a nossa querida Rio Branco”, disse Ailton Oliveira.

VEJA A NOTA DE REPÚDIO DO CREA:

Sair da versão mobile