Bombril e meu primeiro sutiã: relembre comerciais icônicos de Washington Olivetto

Olivetto foi um dos publicitários mais premiados do mundo, com mais de 50 Leões no Festival de Cannes

As campanhas do publicitário Washington Olivetto viralizaram muito antes de existir a internet. O publicitário que morreu na tarde deste domingo (13) por falência múltipla dos órgãos em hospital no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 5 meses por complicações pulmonares.

Olivetto foi um dos publicitários mais premiados do mundo, conquistou, por exemplo, mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes, e é o único latino-americano a ganhar um Clio Awards em 2001.

Além disso, é um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional e foi eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Garoto Bombril foi uma das criações de maior sucesso de Washington Olivetto (Reprodução)

Para se ter uma ideia, ele produziu os únicos dois comerciais brasileiros presentes na lista dos 100 maiores do mundo de todos os tempos.

Primeiro sutiã

O primeiro deles foi em 1987 com o filme ‘Primeiro Sutiã’, da Valisère. A campanha é considerada um marco. Nela uma adolescente ganha seu primeiro sutiã e passa a se sentir mais confiante.

Filme Hitler

O outro é o filme ‘Hitler’, comercial feito para a Folha de S. Paulo em 1989. O comercial traz um narrador contando feitos positivos de Adolph Hitler para a economia alemã, sem revelar de quem se tratava. Ao mostrar, então, Hitler, ele diz “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.

Garoto Bombril

E quem não se lembra da propaganda icônica do garoto Bombril? A campanha com Carlos Moreno foi listada no Guinness Book of Records em 1994 como a que se manteve mais tempo no ar estrelada pelo mesmo ator. O ícone foi criado em 1978, quando a DPZ tinha o desafio de renovar o slogan ‘Mil e uma utilidades’ utilizado pela marca desde os anos 50.

Cachorrinho da Cofap

O publicitário foi responsável pela campanha do cachorrinho da Cofap. Nela um cachorro da raça dachshund virou o garoto-propaganda da marca de peças automotivas Cofap, especialmente os amortecedores. O slogan utilizado foi ‘o melhor amigo do carro e do dono do carro’. O impacto foi tamanho, que os dachshund passaram a ser chamados de ‘Cofapinhos’.

Chambinho

Chambinho, o ‘queijinho do coração’ marcou uma geração como um dos mais românticos comerciais da história da publicidade.

Mon Bijou

O filme do amaciante Mon Bijou, um dos produtos da linha Bombril, traz o Carlinhos citando diretamente a concorrência e mostrando as qualidades do amaciante ‘Comfort’, para depois mostrar porque o Mon Bijou é melhor.

PUBLICIDADE