Câncer de mama: entenda mais sobre a doença

A campanha do Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

câncer de mama é uma doença decorrente da multiplicação desordenada de células anormais da mama. Elas formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos e representam um grande perigo para a saúde.

A doença pode se dividir em diversos tipos. Alguns deles apresentam desenvolvimento rápido, enquanto outros têm progressão mais lenta. Por isso, é fundamental identificar e tratar o câncer o quanto antes. Dessa forma, há um bom prognóstico e possibilidade de melhores resultados estéticos.

Apesar de se abordar pouco pelo senso comum, o câncer de mama também acomete homens, ainda que em minoria. Cerca de 1% do total de casos da doença se refere ao público masculino.

A importância do Outubro Rosa

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil se encontra em uma situação alarmante com 74 mil novos casos em 2024 de câncer de mama. Nesse sentido, a campanha Outubro Rosa assume um papel essencial na conscientização sobre a importância do autoexame e da detecção precoce.

Getty Images

Além disso, visto a alta incidência da doença, conhecer seus sintomas, métodos de prevenção e opções de tratamento é essencial. De acordo com o ginecologista e especialista em reprodução humana Arnaldo Cambiaghi, adotar medidas preventivas e realizar o diagnóstico precoce é primordial.

“A prevenção é fundamental, pois esse câncer pode ser silencioso e não apresentar sintomas evidentes. Somente por meio de exames preventivos é possível realizar o diagnóstico, e quando a doença é detectada precocemente, as chances de cura aumentam significativamente”, explica o médico.

Sintomas do câncer de mama

Esse câncer pode afetar apenas uma ou as duas mamas. Além disso, há possibilidade de se estender também à glândulas nas axilas e regiões adjacentes. Confira os principais sintomas abaixo.

  • Presença de nódulos palpáveis;
  • Dor na região;
  • Aumento da temperatura dos seios;
  • Alterações na textura do mamilo;
  • Irritação da pele;
  • Inchaço.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

PUBLICIDADE