O tenente-coronel Cládio Falcão, da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, revelou ao ContilNet que a pasta deve se antecipar em relação a um possível desastre ambiental de enchentes no ano que vem.
SAIBA MAIS: “Não temos um cenário otimista”, diz Defesa Civil sobre possível enchente em 2025
A proposta da Defesa Civil é de retirar pessoas que estão em áreas de risco na capital, atingidas pela cheia do Rio Acre, antes mesmo da enchente se intensificas, nos três primeiros meses do ano.
“Infelizmente nós tivemos fila para abrigar as pessoas no Parque de Exposições. Nós abrigamos 4100 pessoas. Foram mais de 1100 famílias abrigadas. No momento mais crítico, nós acabamos deixando uma certa espera por abrigos prontos. Agora, nós vamos fazer tudo antecipadamente. Vamos tirar famílias de área de risco, antes que a água chegue no local. Porque normalmente a gente retira quando a água chega”, explicou.
Falcão informou ainda que o cenário para 2025 ‘não é otimista’ e a Defesa Civil já trabalha com a hipótese de uma cheia até pior que a registrada neste ano, quando o Rio Acre atingiu a sua 2ª maior enchente da história.
“Nós temos previsões de a partir de dezembro comece a ter chuvas mais intensas. Não descartamos nenhuma possibilidade. Já trabalhamos com a situação de que isso – uma enchente grande – possa acontecer. Por isso nós estamos preparando todo um cenário para que todos estejamos prontos para atender todas as ocorrências de inundação em 2025”, disse.