As Forças Armadas empregarão um efetivo de 23 mil militares para atuar no apoio das Eleições Municipais de 2024. Quadros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuarão em 15 estados, com o auxílio em ações de logística e de segurança.
As unidades da federação que receberão o suporte são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.
O emprego do efetivo foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato publicado no Diário Oficial da União. A operação recebe o nome de Garantia da Votação e Apuração (GVA).
O apoio das Forças Armadas ao pleito eleitoral ainda inclui 3,2 mil meios militares, entre viaturas, embarcações, navios e aeronaves. Os militares das Forças Armadas atuarão em em conjunto com os órgãos de segurança pública.
O efetivo atuará no apoio logístico em atividades que incluem a distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades situadas em áreas remotas ou que possam apresentar riscos de instabilidade.