ContilNet Notícias

GP de São Paulo será crucial na disputa pelo título da F1 2024; veja cenário

Por Ge

Verstappen, Norris e Leclerc no pódio no GP da Emilia-Romagna — Foto: Getty Images

O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, conhecido pela imprevisibilidade e também marcado pela coroação de campeões ao longo dos anos, não vai definir o título de 2024, mas certamente será crucial na disputa pelos dois campeonatos: o de pilotos, com quatro nomes na briga, e o de construtores, com três equipes no páreo. Saiba como está o cenário:

Verstappen, Norris e Leclerc no pódio no GP da Emilia-Romagna — Foto: Getty Images

Verstappen, Norris e Leclerc no pódio no GP da Emilia-Romagna — Foto: Getty Images

Entre os pilotos, Max Verstappen é o atual líder do campeonato com a RBR, mas tem visto a grande vantagem que construiu no início da temporada diminuir e está há 10 corridas sem sentir o gosto da vitória. Por outro lado, Lando Norris, da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari, têm tido ritmo de corrida superior ao do holandês e chegam embalados para o GP em Interlagos. Norris soma três vitórias na temporada e tem travado disputas tensas com Verstappen na pista, com polêmicas sobre as punições dadas pelos comissários nos GPs dos EUA e do México.

GP de São Paulo ganha nova pintura, em homenagem ao Senna — Foto: Reuters

O crescente desempenho da Ferrari, por sua vez, dá esperança a Charles Leclerc. A escuderia italiana venceu as duas últimas corridas, e o monegasco aposta na consistência, com seis pódios nas últimas sete etapas – apesar disso, Leclerc entende que ser campeão não depende só dele e quer tirar vantagem da luta entre os outros dois candidatos ao troféu. Oscar Piastri, também da McLaren, é o 4º colocado e tem chances remotas de conquistar o troféu.

Assim estão os quatro primeiros na classificação:

Postulantes ao título da F1

Nome Equipe Pontos
Max Verstappen RBR 362
Lando Norris McLaren 315
Charles Leclerc Ferrari 291
Oscar Piastri McLaren 251

Na competição de construtores, o início do ano indicava mais um título tranquilo para a RBR, atual bicampeã. No entanto, a queda de desempenho do carro e as más exibições do ameaçado Sergio Pérez abriram a brecha para que McLaren e Ferrari ultrapassassem a atual campeã na tabela. Apesar disso, a competição continua totalmente aberta, e qualquer resultado acima ou abaixo da média em Interlagos pode contribuir para mudar esse cenário.

A briga pelo título de construtores

Equipe Pontuação
McLaren 566
Ferrari 537
RBR 512

Corrida em Interlagos pode encaminhar ou embolar a disputa

O GP de São Paulo não é o último da temporada: depois da etapa no Brasil, a Fórmula 1 ainda terá provas em Las Vegas (Estados Unidos), Catar e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). A etapa catari é a única que contará com corrida sprint, assim como o fim de semana em Interlagos.

NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti falam dos GPs da Cidade do México e de SP

Em um fim de semana perfeito, um piloto pode somar 26 pontos: 25 pelo primeiro lugar e mais um pela volta mais rápida. Em pistas que também têm a corrida sprint, como é o caso de São Paulo, a quantidade máxima sobe para 34, já que o vencedor da sprint leva oito pontos no campeonato.

Sendo assim, é impossível que o título seja definido no Brasil, ainda que o líder Verstappen faça uma corrida perfeita (com 34 pontos) e o vice-líder Norris não pontue.

Neste cenário, no entanto, a distância entre os dois, hoje em 47 pontos, subiria para 81. O campeonato ficaria bem próximo de uma definição, mas Lando Norris ainda poderia somar 86 pontos nas últimas três provas para tentar conseguir um “milagre”.

E se ocorrer o extremo contrário? Caso o britânico tenha um fim de semana perfeito em Interlagos e Verstappen não pontue, a distância entre os dois pode cair para 13 pontos – desvantagem possível de tirar em apenas uma corrida. Já Leclerc, que corre por fora, pode reduzir a folga do holandês para 37 pontos. Apesar da ainda considerável diferença, o número daria chances mais reais de título ao piloto da Ferrari.

Infos e horários do GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Infoesporte

Sair da versão mobile