Um homem de 40 anos morreu após cair no fosso de um elevador em uma loja no Centro Histórico de Porto Alegre, no início da tarde desta quarta-feira (16). O indivíduo trabalhava na instalação do equipamento, segundo o Corpo de Bombeiros.

Lojas Torra, no Centro Histórico de Porto Alegre — Foto: Renan Mattos/Agencia RBS
Conforme o perito criminal do Instituto-Geral de Pericias (IGP) do RS Carlos de Santis, o homem, que estaria junto da estrutura, caiu da altura do quarto andar.
“Houve um rompimento provável de um cabo de aço que causou a queda do funcionário do quarto andar até o térreo, no fosso do elevador, vindo ao óbito”, diz Santis.
O cabo estaria ligado à estrutura, sustentando o elevador.
“A estrutura [em] que vai a cabine do elevador que acabou caindo. Como a vítima estava presa nessa estrutura, ela acabou caindo”, explica a capitão Bárbara de Oliveira.
De acordo com o delegado Paulo Jardim, testemunhas foram encaminhadas à delegacia. A identidade da vítima não havia sido divulgada até a mais recente atualização desta publicação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/u/6/gCWHxJS3SdEqcqRFguWw/g1-19-.jpg)
Cabo de aço, que sustentava elevador, rompido — Foto: Felipe Backes/Agencia RBS
O acidente ocorreu no prédio onde funciona a “Lojas Torra”. Em nota, o comércio lamentou o ocorrido e se disse “à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos” (leia abaixo na íntegra).
A empresa responsável pela instalação do elevador é a Escal Escadas Rolantes e Elevadores Ltda. A RBS TV entrou em contato companhia, mas não obteve retorno até a atualização mais recente desta reportagem.
Nota da Lojas Torra:
“Manifestamos nosso profundo pesar pela fatalidade ocorrida na data de hoje, envolvendo um funcionário da empresa especializada Escal Escadas Rolantes e Elevadores Ltda, contratada para a instalação de novos elevadores no nosso estabelecimento comercial, localizado em Porto Alegre/RS. Permanecemos à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos. Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e colegas do funcionário.”
