Política

Jenilson diz que Bocalom não quer admitir sobre fumaça e poluição em Rio Branco

Por Matheus Mello, ContilNet

No último embate do debate entre os candidatos a prefeito de Rio Branco, o ex-deputado Jenilson Leite (PSB) questionou o prefeito Tião Bocalom (PL) sobre as queimadas na capital.

Segundo ele, Rio Branco nunca teve tantos focos de queimadas e perguntou ao prefeito quais ações a prefeitura realizou para combater o problema.

No debate, Jenilson Leite questiona Tião Bocalom sobre a gestão das queimadas em Rio Branco, enquanto o prefeito destaca medidas de mecanização agrícola e coleta de lixo para reduzir os focos de incêndio/Foto: Reprodução/TV Acre

“Nunca se viu em nossa capital tanta fumaça como este ano. Vocês perceberam a quantidade de queimadas, inclusive em áreas de proteção ambiental aqui em Rio Branco. Enquanto isso, tinha um local muito dedicado à sua campanha, com mil carros nas ruas de Rio Branco para pedir voto. Mas a secretaria de meio ambiente deve ter muito pouco carro, muito pouco combustível para combater os focos de queimadas”, disse.

Bocalom rebateu e declarou que Rio Branco conseguiu reduzir os focos de queimadas após um trabalho amplo da prefeitura junto aos pequenos produtores.

“O lixão da Transacreana queimava todos os anos. O lixo no fundo do quintal, ninguém recolhia. É uma cultura o povo botar fogo no lixo do quintal. Os produtores rurais aqui ao redor de Rio Branco tinham que queimar porque não havia mecanização. Nós fizemos mais de 1.500 hectares de mecanização no ano passado. Então, de 1.800, 1.500 produtores deixaram de queimar”, argumentou.