A disputa pela Presidência dos Estados Unidos segue acirrada: a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump estão em situação de empate técnico, mostram as pesquisas mais recentes, mesmo faltando apenas seis dias para o dia da eleição.
Segundo o agregador de pesquisas 538, Kamala tem 48,1% dos votos e Trump, 46,7%, ao considerar os eleitores do país todo. Essa diferença, ao redor de 2%, tem se mantido desde o começo de agosto, quando a democrata assumiu a candidatura, mas tem encolhido nas últimas semanas. Atualmente, está em 1,4%, o menor valor desde agosto.
Na comparação com a semana passada, Kamala teve ligeiros avanços na Carolina do Norte e em Michigan, mas perdeu força em Wisconsin. As oscilações ocorreram dentro da margem de erro.
Entre os estados decisivos, Trump está com vantagem no Arizona, Carolina do Norte, Georgia e Pensilvânia. Já Kamala vai melhor em Michigan, Nevada e Wisconsin. Veja mais abaixo os dados completos:
Como estão as pesquisas nos EUA?
Dados em 30 de outubro, agregados pelo site 538.
Total nacional
Kamala – 48,1%
Trump – 46,7%
Arizona
Trump – 48,8%
Kamala – 46,6%
Nevada
Kamala – 47,6%
Trump – 47,5%
Geórgia
Trump – 48,8%
Kamala – 47%
Carolina do Norte
Trump – 48,3%
Kamala – 47,2%
Michigan
Kamala – 48%
Trump – 47,1%
Pensilvânia
Trump – 48%
Kamala – 47,6%
Wisconsin
Kamala -48,2%
Trump – 47,4%
Pesquisas exclusivas da EXAME
A EXAME divulga pesquisas próprias nos estados-chave ao longo desta semana, feitas pelo instituto Ideia. Até agora, os dados mostraram Trump à frente em três estados, Arizona, Nevada e Geórgia. Os levantamentos sobre os demais estados sairão nos próximos dias. Veja os principais números:
Como estão as projeções para a eleição dos EUA?
Nas últimas semanas, Trump passou à frente de Kamala na projeção de resultados feita pelo site 538, e estaria com mais chances de se eleger como próximo presidente do país.
Na quarta, 30, o republicano tinha 52 chances em 100 de ser eleito presidente, segundo o FiveThirtyEight.
Já na projeção da Economist, os dois candidatos aparecem com 50 chances em 100 cada um.
Na semana passada, Trump estava com mais chances do que Kamala, mas a democrata teve ligeiras melhoras nas pesquisas em estados como Michigan, o que aumentou suas chances, segundo a revista.
Enquanto as pesquisas apontam a preferência dos eleitores nos dias em que são feitas, as projeções buscam outros dados, além das pesquisas, para tentar prever o resultado. Cada uma delas tem critérios prontos, que geralmente não são relevados por completo.