Hit do carnaval deste ano, “Macetando” de Ivete Sangalo e Ludmilla foi assunto na 1ª fase da Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), neste domingo (20). A música apareceu no bloco de gramática com uma questão que abordou o significado ‘mascarado’ do verbo macetar.
Entenda: o texto do enunciado, uma publicação do jornal O Globo de fevereiro, relaciona:
- o que o dicionário diz sobre o significado do verbo transitivo: “golpear alguém ou algo com um macete”;
- e o refrão-chiclete: “Ah, bebê, é a Veveta que tá no comando, macetando, macetando…”
E questiona qual aspecto contribui para o mascaramento do significado de macetar? A resposta é trazida na alternativa D: a ausência de complemento para o verbo (veja a questão abaixo).
Do dicionário para o contexto popular
A coordenadora acadêmica da Comissão Permanente para Vestibulares da Unicamp (Comvest), Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, disse em entrevista coletiva após a prova que o objetivo da questão era, justamente, entender o sentido da palavra no “contexto da performance musical popular”.
“É uma questão que envolve conhecimento gramatical, mas envolve entender a música, o duplo sentido da música. Por que isso dá o que falar? Porque, exatamente, a brincadeira é não dizer o que você está macetando”.
“Macetar vira um verbo cheio de sentidos do humor, de algum tipo de insinuação muito comum nas manifestações populares e a gente aproveitou para explorar isso do sentido do conhecimento da língua”, completou Márcia Rodrigues.
O que Veveta maceta?
A professora de gramática Liliane Negrão, do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, falou sobre a questão durante a correção comentada transmitida pelo g1 Campinas. Para ela, a presença do hit na prova mostra como a Unicamp aborda aspectos populares e atuais.
“Esse exercício traz, primeiro, uma definição gramatical do dicionário sobre o que seria, originalmente, gramaticalmente, o verbo ‘macetar’. Na música ele ganha uma percepção diferente, uma semântica diferente. Ele fica, como o próprio enunciado diz, um sentido mascarado, fica ambíguo, passível de várias interpretações”.
“Diferentemente do que o dicionário propõe, na música da Ivete Sangalo não existe um complemento. Se o dicionário diz que macetar tem a ver com golpear algo ou alguém, na música da Ivete não aparece esse algo ou alguém, o que faz com que a gente entenda que, na verdade, é outro sentido enigmático, jocoso, uma brincadeira do macetar”.
A prova 📄
O exame deste domingo (20) começou às 9h e tem duração de cinco horas. Ao todo, 63.004 estudantes de todo o país se inscreveram para a 1ª fase e disputam 2.537 vagas em 69 cursos superiores. A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:
- 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
- 12 questões de Matemática
- 7 questões de História
- 7 questões de Geografia
- 3 questões de Filosofia
- 3 questões de Sociologia
- 7 questões de Física
- 7 questões de Química
- 7 questões de Biologia
- 7 questões de Inglês
Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
Carreiras mais concorridas 🎓
- Medicina
- Ciência da computação
- Arquitetura e urbanismo
- Ciências biológicas
- Engenharia da computação
- Farmácia
- Comunicação social-midialogia
- Ciências econômicas (integral e noturno)
- História
- Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
- Para conferir a tabela com a concorrência por curso, acesse a página do Vestibular Unicamp 2025.
Calendário 📆
- ✏️ 1ª fase: 20 de outubro de 2024
- ✏️ 2ª fase: 1º e 2 de dezembro de 2024
- 🔨 Provas de habilidades específicas: 11 a 13 de dezembro de 2024
- ✅ Divulgação dos aprovados em primeira chamada: 24 de janeiro de 2025