O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, na última quarta-feira (23). Entre os estados beneficiados, o Acre será reabastecido até o final de semana. O novo lote é parte da compra emergencial de imunizantes atualizados.
“As hospitalizações e óbitos pela Covid-19 acontecem principalmente entre as pessoas que não tomaram as doses recomendadas. Não deixem de se vacinar. Vacinas salvam vidas”, reforça a ministra Nísia Trindade ao Ministério da Saúde.
Um novo pregão foi concluído recentemente para aquisição de mais 69 milhões de doses, garantindo proteção contra cepas atualizadas pelos próximos dois anos. As entregas pelos fabricantes serão realizadas de forma parcelada, conforme a adesão da população e as atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A cobertura vacinal contra a Covid-19 indica que 86% da população brasileira completou o esquema primário, com duas doses.
Atualmente, a imunização é recomendada, rotineiramente, para o público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças, entre outros. Também é indicada para a população que não completou o esquema primário, de duas doses.
A pasta realiza envios regulares de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios.