Ponto de Inclusão Digital é instalado em terra indígena no interior do Acre

Iniciativa busca aproximar serviços da Justiça com a população local

Foi realizado na última segunda-feira (14), uma cerimônia para a instalação do 12º Ponto de Inclusão Digital (PIDjus), na Escola Ixubãy Rabui, localizada na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, município no interior do Acre.

Ponto de Inclusão Digital com vários serviços é instalado em terra indígena no interior do Acre. Foto: Reprodução

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à Justiça por meio de recursos tecnológicos. Entre os serviços oferecidos no PIDjus, destacam-se a consulta processual, agendamento de audiências, emissão de certidões, acesso a informações jurídicas e orientações sobre direitos e deveres.

Além dos serviços da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), a ferramenta oferece serviços on-line do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal, do Ministério Público e da Organização em Centros de Atendimento (OCA). 

Para garantir o funcionamento dos trabalhos na localidade, dois alunos da própria escola, selecionados pelo bom desempenho, irão estagiar de forma remunerada no atendimento.

A iniciativa busca aproximar serviços da Justiça com a população local. Foto: Reprodução

Participaram da solenidade a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, a juíza titular da Comarca de Mâncio Lima, Gláucia Gomes, o juíz da 1ª Vara Cível de Cruzeiro do Sul, Erik Farhat, o cacique Joel Puyanawa, a diretora da Escola Nova Esperança, Alice Puyanawa, entre outras autoridades e convidados.

PUBLICIDADE