Finalmente, pela primeira vez na história, o Brasil passou da fase de entrada do Campeonato Mundial de League of Legends. Com vitória de virada por 2 a 1 sobre a latino-americana Movistar R7 neste domingo (29), a paiN Gaming se classificou para a fase suíça do Worlds 2024. A estreia na etapa principal do torneio será contra a campeã europeia G2 Esports, na quinta-feira (3), às 16 horas (no horário de Brasília).
Desde a mudança para o formato atual do Mundial de LoL, em 2017, nenhum time brasileiro tinha consegui sair da fase de entrada. De 2016 para trás, os representantes do Brasil passavam antes pelo Wildcard, torneio de acesso para regiões emergentes, e entravam direto no evento principal em caso de classificação.
No confronto em melhor de três partidas (md3) decisivo, a R7 saiu com a vantagem ao vencer o primeiro jogo com certa dominância, o que assustou a torcida brasileira. No segundo duelo, porém, a paiN teve uma performance melhor, ditou o ritmo e conseguiu empatar a série.
O terceiro jogo teve uma disputa acirradíssima, com muita emoção. Em certos momentos, parecia que a paiN iria levar. Em outros, que a R7 seria a vencedora. Tensos, os dois times cometeram erros e não conseguiram capitalizar as vantagens e os bons momentos. O duelo se arrastou para além de 40 minutos.
Em uma luta aos 44 minutos, a paiN levou a melhor e conquistou o espaço para destruir o Nexus latino-americano, vencer a partida e fechar em 2 a 1.
A inédita e histórica classificação da representante do Brasil ocorre no ano do último Campeonato Brasileiro (CBLOL). A partir da temporada 2025, o cenário nacional passará a integrar uma Liga das Américas como Conferência Sul.