O estado do Acre se destacou, nesta quarta-feira (27), no cenário nacional, pelo sucesso do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, durante a 9º Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), sendo líder no Brasil na maior taxa de expansão de cirurgias eletivas.
A boa gestão e o empenho das equipes de saúde têm levado o estado a um patamar de excelência, com a expectativa de zerar as filas em breve, garantindo mais agilidade no atendimento e dignidade aos pacientes.
Pedro Pascoal, Secretário de Saúde do Acre, destacou a importância desse feito para a saúde pública. “Este é um grande avanço para a saúde pública no Acre. Em breve, vamos zerar essas filas, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida aos pacientes”, afirmou Pascoal.
Cirurgia eletiva é um procedimento programado para tratar condições médicas que não exigem intervenção imediata. Essas cirurgias têm como objetivo melhorar a saúde do paciente, prevenir complicações graves e reduzir custos de saúde a longo prazo. O processo é agendado com antecedência e a decisão é feita em conjunto com o médico, após uma avaliação detalhada do paciente.
O sucesso do programa no Acre, segundo Pascoal, é resultado de um esforço conjunto de médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, equipes multidisciplinares e os setores de gestão e regulação, todos trabalhando com maestria para que a redução das filas seja uma realidade.
A expectativa é que, em breve, as filas para procedimentos eletivos sejam completamente zeradas, consolidando a saúde do estado como referência no Brasil.
Veja o vídeo: