Na China, uma mulher alegou ter perdido a memória após fazer cocô. O caso aconteceu em 2019. De acordo com o que o filho dela contou ao Sky Post, depois de ir ao banheiro, a mãe aparentou não se lembrar dos acontecimentos dos últimos dez anos.
A família levou a paciente imediatamente ao hospital, onde a senhora pernoitou e acordou na manhã seguinte recuperada e com a memória intacta. Os médicos realizaram exames e concluíram que a saúde física e mental da chinesa estava em boas condições — apesar de ela ainda não se lembra das oito horas seguintes à visita ao banheiro.
Cientificamente, o esforço excessivo pode levar a desmaios e a perda de consciência. Isso porque, como contam os especialistas, ocorre um pico acentuado na frequência cardíaca e na pressão arterial, seguidos por uma queda rápida, o que resulta na redução temporária de fluxo sanguíneo para o cérebro.
Embora não seja comum, é possível sofrer de amnésia temporária após um desmaio — especialmente entre pessoas mais velhas. Isso ocorre porque a falta de fluxo sanguíneo pode interferir temporariamente com as regiões do cérebro associadas à memória, como o hipocampo e o sistema de ativação reticular.