No primeiro dia de Enem, realizado neste domingo (3), Victoria Maia Lima, de 17 anos, teve uma companhia especial: a avó de 69 anos, Derbeni Maia Lima. As duas aguardam juntas a abertura dos portões no Centro Universitário Aparício Carvalho – Fimca, em Porto Velho.
“É muito importante ter a presença dela aqui, mesmo com 69 anos ela está aqui no sol comigo, me apoiando, e é muito gratificante saber que eu ainda tenho ela ao meu lado”, contou a estudante.
Como Victoria diz, a avó a criou desde que ela estava na barriga da mãe e não poderia faltar em um momento tão importante da vida. Finalizando o ensino médio, a jovem sonha em cursar uma faculdade e enche o coração da avó de orgulho.
“É muito importante ver ela subindo na vida. Muito importante, é muito emocionante”, relata dona Derbeni.
Os cuidados são muitos: além da água, do lanche e das canetas, a avó correu para buscar os medicamentos de ansiedade da neta que tinha esquecido, antes que os portões abrissem.
“Ficou no carro, voltei pra buscar, porque o remédio acalma mais ela, porque ela é ansiosa, toma remédio, então acalma mais ela, então eu tive que vir deixar”, relata.
Mais de 38 mil estudantes de Rondônia se inscreveram e estão aptos a realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
⌚Confira os horários do primeiro dia de provas em RO:
- Abertura dos portões: 11h
- Fechamento dos portões: 12h
- Início das provas: 12h30
- Saída sem caderno de questões: a partir das 14h30
- Saída com caderno de questões: a partir das 17h30
- Término das provas: 18h
🎒O que levar para a prova:
Documento de identificação válido com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (documentos digitais também são válidos);
- Caneta esferográfica transparente de tinta preta;
- Lanche e água em garrafa transparente;
- Opcional: cartão de confirmação de inscrição;
📣 Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.