ContilNet Notícias

Bar oráculo: estabelecimento em Paris tem fama de acertar o resultado das eleições americanas

Por O Globo

Bisneto do fundador do bar preenche a tabela com a contagem de votos — Foto: Kiran RIDLEY / AFP

O Harry’s Bar, localizado no centro de Paris, é um dos principais pontos de encontro de americanos na cidade, especialmente durante as eleições presidenciais. Isso porque o estabelecimento realiza uma votação própria, na qual americanos expatriados e turistas podem votar até o dia da contagem dos votos, que ocorre junto com a oficial.

Este ano, o primeiro voto que a urna exposta no balcão recebeu foi do escritor Douglas Kennedy, autor de A Busca da Felicidade. Desde 1924, a votação oficial sempre confirmou os resultados do Harry’s Bar, exceto em três ocasiões: 1976, 2004 e, mais recentemente, em 2016.

Funcionário do bar faz a contagem de votos durante a noite eleitoral — Foto: Kiran RIDLEY / AFP
Funcionário do bar faz a contagem de votos durante a noite eleitoral — Foto: Kiran RIDLEY / AFP

Para votar, os clientes precisam apresentar uma comprovação de cidadania americana. Em seguida, cada eleitor recebe uma cédula na qual deve escolher seu candidato: desta vez, a democrata Kamala Harris ou o republicano Donald Trump. O resultado final é celebrado em uma grande festa no local, que, este ano, aconteceu nesta terça-feira (5).

Para cada eleição, drinks comemorativos são criados para representar os dois candidatos, como o “Trumpet” e o “Kamala Harry’s Bar”.

A tradição foi iniciada por Harry Mac Elhone, em 1924, quando americanos expatriados em Paris quiseram participar das eleições, mesmo que simbolicamente, enquanto o voto à distância ainda não havia sido implantado.

Sair da versão mobile