Apesar da goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta no último sábado, o Sport vai para a última rodada da Série B não dependendo apenas de si para conseguir o acesso à elite nacional.
Isso porque, com a vitória do Ceará por 1 a 0 sobre o América-MG nesta segunda-feira, no Castelão, o Vozão voltou ao G-4, ocupando a quarta colocação e empurrando o Rubro-negro novamente para o quinto lugar.
O resultado também acabou com as chance de acesso do Goiás, que ocupa a sexta posição.
Desta forma, matematicamente, Mirassol, Novorizontino, Ceará e Sport, separados por no máximo um ponto, disputam as três últimas vagas para a Série A.
Assim, em caso de vitória sobre o já campeão Santos, domingo na Ilha, o Leão precisará que pelo menos um dos três rivais diretos tropecem para conseguir a classificação.
O Mirassol recebe a Chapecoense, sem risco de rebaixamento, no Maião, o Novorizontino visita o Goiás, já sem chances, em Goiânia, e o Ceará vai a Campinas enfrentar o lanterna e já rebaixado Guarani. Se todos vencerem, o Sport, mesmo com 66 pontos, permaneceria em quinto.
O Leão também pode conseguir o acesso mesmo empatando com o Santos. Nesse caso, porém será necessário uma derrota de Mirassol ou Novorizontino (o Sport chegaria aos mesmos 64 pontos, mas ultrapassaria no saldo de gols). Ou do Ceará frente o Guarani.
Os cenários do Sport para o acesso na última rodada
Vitória sobre o Santos: terá que torcer ao menos por um empate de Mirassol ou Novorizontino ou Ceará, contra Chapecoense, Goiás e Guarani, respectivamente.
Empate com o Santos: terá que torcer por derrotas de Mirassol, ou Novorizontino (chegaria aos mesmos 64 pontos e passaria no saldo de gols) ou do Ceará (que ficaria com 63).
Derrota para o Santos: estará eliminado, podendo ainda ser ultrapassado pelo Goiás e terminar em 6º lugar.