No ano em que se celebra os 80 anos do legado de Chico Mendes, o companheiro de luta do ambientalista, Gomercindo Rodrigues, de 65 anos, entregou um livro sobre o acreano para o líder da Igreja Católica, o Papa Francisco.
O livro intitulado “Caminhando na Floresta”, do engenheiro agrônomo e advogado Gomercindo Rodrigues, foi entregue ao Papa Francisco no último dia 20 de novembro. Rodrigues está na Itália desde 17 de novembro para divulgar a versão traduzida da sua obra, chamada “Camminando nella Foresta”, em italiano.
Na Itália, a equipe que acompanha o autor conseguiu ingressos para uma audiência pública com o Papa Francisco. O líder da Igreja Católica recebe os peregrinos e realiza breves contatos com os presentes.
“Quando ele chegou até nós, conseguimos entregar em suas mãos um exemplar do meu livro, com uma dedicatória. O Papa manifestou muita felicidade, reconheceu o nome de Chico Mendes imediatamente e se mostrou bastante alegre. O contato foi muito rápido, durando cerca de um minuto, mas foi um momento extremamente importante e significativo”, disse Gomercindo ao Comitê Chico Mendes.
Trajetória na Itália
“Em todos os eventos, estamos ressaltando que esta é uma forma de homenagear Chico Mendes pelos 80 anos de seu nascimento. Também mencionamos que o Comitê Chico Mendes está organizando a Semana Chico Mendes deste ano, potencializando essa temática aqui na Itália. Temos participado de eventos todos os dias desde o dia 18. Já passei por várias cidades, como Modena, Bolonha, Emilia-Romagna (em algumas delas até duas vezes), além de Roma”, ressaltou o escritor ao Comitê Chico Mendes.