Delegados de Polícia Civil são homenageados pela Aleac em sessão solene

Requerimento dos deputados Eduardo Ribeiro e Pablo Bregense, ambos do PSD, reuniu profissionais no plenário do Legislativo para celebrar dia comemorativo

Em sessão solene nesta quinta-feira, 28, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) homenageou os delegados de Polícia Civil do Estado do Acre, numa celebração alusiva ao Dia Nacional dos Delegados de Polícia Civil, prestes a ser comemorado no próximo dia 3 de dezembro. A sessão foi requerida pelos deputados Eduardo Ribeiro e Pablo Bregense, ambos do PSD, e presidida pelo primeiro parlamentar.

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da secretaria de Governo, do Ministério Público, da Defensoria Pública do Estado do Acre, da Associação dos Delegados da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça, além dos próprios delegados, na ativa e aposentados, participaram da solenidade.

Para Ribeiro, o delegado de polícia é a primeira autoridade judicial a quem a sociedade recorre em busca de auxílio. “E a delegacia de polícia é a porta de entrada para as pessoas que necessitam ser amparadas nos seus direitos mais sagrados. Muitas vezes, casos que iriam ser resolvidos no Judiciário, são solucionados graças ao trabalho de vocês”, ressaltou o deputado Eduardo Ribeiro.

Um momento especial ocorreu quando o juiz de direito Gilberto Matos, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre rendeu homenagem à mulher, a delegada Jade Matos, que recebeu, no centro do plenário, um ramalhete de flores do esposo.

O dia 3 de dezembro de 1841, quando o Brasil era regido pelo Imperador D. Pedro 2º, foi a data em que foi promulgada a Lei nº 261, que instituiu a carreira de delegado de polícia no país.

Nas palavras do presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre, Marcos Cabral, o reconhecimento da Assembleia Legislativa, por meio do requerimento para a sessão solene, “emociona e conforta, na certeza de que as reivindicações para a categoria encontram eco no Legislativo acreano”.

Cabral fez também uma fala emocionada, lembrando os colegas de trabalho do interior, que fizeram um esforço grandioso para estar na solenidade. Um vídeo produzido pela comunicação da Aleac com falas de vários delegados, foi repassado no telão do plenário, respondendo ao que significa ser delegado, na opinião de cada profissional.

A Aleac concedeu certificados de honra ao mérito aos delegados José Messias Ribeiro, que foi presidente da Adepol, Sonia Maria Nascimento Ribeiro, ambos já aposentados, e ao delegado Emylson Farias, ex-diretor de Polícia Civil.

Participaram também da solenidade os deputados Edvaldo Magalhães (PC do B) e Michele Melo (PDT), o delegado Sérgio Lopes, prefeito reeleito de Epitaciolândia, o advogado Luciano Melo, representando a OAB/Acre, além de Simone Santiago, defensora pública geral do Estado do Acre, Celso Jerônimo, procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos do Ministério Público, Danilo Almeida, vice-presidente da Adepol, Henrique Maciel, diretor-geral de Polícia Civil e o secretário de governo, Luiz Calixto.

PUBLICIDADE