Giorgia é a vice-campeã da 11ª temporada do MasterChef Brasil. Ela disputou a final contra José Roberto, campeão da edição, e, apesar de não ter levado o troféu para casa, garante que o balanço da sua participação no programa é positivo.
“Consegui superar todos os obstáculos, evoluir e amadurecer, então é uma série de coisas que a gente ganha ao longo do caminho fora o prêmio”, declara em entrevista exclusiva ao Band.com.br.
Além de se descobrir na cozinha, Giorgia diz que um dos maiores aprendizados que teve foi acreditar em si mesma. “Conforme ia chegando perto do top 10, depois o top 5, eu fui entendendo que, na verdade, eu era bem capaz [de chegar à final]”, descreve. “É uma competição com outras pessoas, mas, principalmente, com a gente mesmo.”
Menu de final
Na final, Giorgia e José Roberto tiveram que apresentar um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, para Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. A última etapa contou ainda com a presença de Diego Lozano, chef pâtissier jurado do MasterChef Confeitaria.
“Para mim, foi muito emocionante poder entregar um menu que tinha exatamente o que eu queria mostrar. É uma oportunidade única”, celebra a finalista. “Ouvir as avaliações positivas sobre cada detalhe foi o mais incrível de tudo. Foi importante para eu acreditar em mim como cozinheira, que agora é o que eu quero fazer da vida.”
De entrada, ela preparou um crudo de peixe com aguachile de acerola e maxixe. A ideia foi apresentar um prato que fosse a cara do Brasil, trazendo inclusive a cor vermelha do pau-brasil, planta tão emblemática do nosso país.
No prato principal, a catarinense serviu uma massa recheada de camarão, chuchu e beurre blanc de vinho do Porto branco. O preparo traz não só mais referências ao Brasil, mas também a Portugal e Itália, países nos quais a cozinheira morou.
Para finalizar, a sobremesa foi um sorvete de tapioca com lírio-do-brejo, manga, curry e crocante de castanha com rapadura. O prato, em tons de amarelo, representa um “pote de ouro no final do arco-íris”, como explica a própria campeã.
Eu só cheguei até aqui porque eu acreditei em mim mesma, acreditei nas minhas ideias, principalmente porque eu tive a coragem de chegar até aqui, fazer um menu que talvez não seja tão óbvio. Foi um menu arriscado, mas fui com confiança.
Giorgia parabeniza José Roberto
Amigos dentro e fora da cozinha do MasterChef, Giorgia parabeniza a vitória de José Roberto. “Sou muito feliz e orgulhosa do José Roberto, porque ele mostrou muita coisa incrível. Ele é um cara muito f*da que eu admiro”, declara a competidora.
Para ela, ser vice-campeã tem um sabor agridoce. “Queria muito ter ganhado, mas estou muito feliz por ter chegado aonde eu cheguei. Acho que ‘perder’ o prêmio é uma dor, mas a gente ganha mais do que perde só de chegar até aqui”, conclui.
O que rolou na final do MasterChef 2024
Giorgia e José Roberto disputaram o troféu apresentando um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, para Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. Na última etapa, os cozinheiros ainda receberam a ilustre visita de Diego Lozano, novo jurado do MasterChef Confeitaria. Os demais participantes da 11ª temporada retornaram à cozinha do programa para assistir a tudo diretamente do mezanino. Além disso, as famílias dos finalistas também marcaram presença e emocionaram os cozinheiros.
Para acalmar os nervos da dupla de finalistas, eles receberam uma ajudinha extra na dinâmica, definida por um sorteio. Giorgia, a qualquer momento, podia pedir um conselho a um jurado. Já José Roberto podia definir, em alguma das etapas, a ordem de degustação dos pratos.