O governador do estado, Gladson Cameli, realizou a entrega de 312 títulos de propriedade urbanos e 90 rurais, assim como a promulgação da Lei nº 4.435/2024, que altera a legislação do Fundo Especial de Regularização Fundiária de Interesse Social.
O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), na Escola Berta Vieira, na Estrada do São Francisco, e contou com a presença de diversas famílias contempladas com a entrega definitiva dos títulos. A ação faz parte do programa Minha Terra de Papel Passado.
A dona Dora, de 51 anos, é uma das centenas de pessoas que aguardam, esperançosamente, a chegada do título de sua terra.
“Se eu quiser fazer alguma coisa na minha terra, eu vou poder, porque vou estar com o documento. Isso vai me trazer uma paz no coração, uma segurança, e também vou poder deixar algo para os meus filhos e netos”, contou ela.
Durante o evento, o governador do Acre, Gladson Cameli, destacou que o documento das terras traz dignidade e uma possibilidade de desenvolvimento econômico para as famílias agraciadas com os títulos.
“Terem o documento, o título do local onde vivem, da terra deles, dá dignidade e segurança. Também vai gerar emprego e renda porque muitos querem fazer mais com suas terras e, com isso, adquirir linhas de financiamento. Agora terão essa oportunidade. Isso aqui é a nossa economia, é cuidado com as pessoas”, afirmou o governador.
Além disso, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, enfatizou que não é possível realizar este trabalho sozinho, destacando que a entrega dos títulos é uma obra feita a muitas mãos.
“Estamos aqui para comemorar as 485 famílias que tiveram os títulos registrados”, destacou Câmara, afirmando também que dois equipamentos da Starlink serão entregues, possibilitando acesso à internet mesmo na zona rural.
Ainda durante o evento, foi anunciado que as emendas parlamentares poderão ser usadas para realizar os pagamentos dos cartórios envolvidos na entrega dos títulos de terras.
Veja fotos: