Imprensa argentina enaltece presença e animação da torcida do Botafogo, em Buenos Aires, para final da Libertadores

Jornais argentinos destacaram movimentação de botafoguenses nas ruas da cidade

A torcida do Botafogo “invadiu” as ruas de Buenos Aires, Argentina, para ver de perto a final da Libertadores, neste sábado, às 17h (de Brasília), no Monumental de Nuñez. A quantidade de torcedores na região impressionou a imprensa argentina.

O jornal La Nación exaltou a presença de alvinegros carioca nos arredores da cidade com a seguinte manchete: “O entusiasmo brasileiro passeia pela cidade”. Enquanto o Clarín também destacou a movimentação da torcida sob outra perspectiva: “De esgotar os ingressos a reclamar dos preços”.

Jornal argentino Clarín destacou presença de torcedores do Botafogo em Buenos Aires — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Jornal argentino Clarín destacou presença de torcedores do Botafogo em Buenos Aires — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A falta de pesos argentinos nas casas de câmbio do Rio durante a semana, os 66 voos a mais que saíram do aeroporto do Galeão rumo à Argentina, e as mais de 100 caravanas que saíram de várias partes do Brasil eram as pistas para a verdadeira invasão botafoguense que a capital argentina experimentou nesta semana. Puerto Madero, bairro de restaurantes e bares perto do centro de Buenos Aires, virou um território alvinegro, com uma multidão reunida, em quase todas as horas do dia. As camisas do Botafogo ficaram numerosas no Caminito, Plaza de Mayo e até no cemitério da Recoleta.

Números de embarques do Galeão mostram a viagem em massa de torcedores botafoguenses até Buenos Aires. O RIOgaleão, concessionária que administra o aeroporto, estima um fluxo de 7,8 mil passageiros entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, com uma operação de 66 voos extras para a capital argentina no período.

O GLOBO apurou junto a fontes da Polícia Federal o registro, no sistema, de 5.566 passageiros únicos com embarque no Galeão e desembarque na Argentina entre o último domingo (dia 24) e o dia da final (30). O número é mais que o dobro do registrado de embarque no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte: são 2.401 passageiros únicos que saíram da capital mineira para a Argentina, no mesmo período.

De todos os cantos

A Gol informou que houve 26 voos extras com destino ao aeroporto de Ezeiza, na Argentina. Destes, seis tiveram o Galeão como origem. Esses voos extras se somaram aos 157 regulares que já estavam planejados pela companhia, com origem em 11 cidades do Brasil, entre 26 de novembro e 3 de dezembro. Os voos extras representaram 4,5 mil assentos a mais, em uma malha que já contava com 27 mil assentos disponíveis no período.

Com o reforço de botafoguenses que chegam na última hora, os torcedores que se espalharam pela capital argentina hoje vão finalmente se concentrar num lugar só— o Monumental de Núñez que deve receber uma multidão superior a 60 mil pessoas — e devem ser maioria. Depois de “copar” Buenos Aires e o estádio, só resta uma missão: fazer da invasão a conquista da própria Copa.

PUBLICIDADE