Influenciador morre esperando vaga na UTI; plano de saúde se pronuncia

Diego Friggi, influenciador com mais de 600 mil seguidores, morre esperando vaga em UTI; plano de saúde se manifestou sobre o assunto

A morte do influenciador Diego Friggi, de 33 anos, chocou São José dos Campos e levantou críticas sobre o sistema de saúde. Com 668 mil seguidores no Instagram, Diego era conhecido por promover sorteios de prêmios e compartilhava, nas redes, momentos de sua vida e pensamentos. Ele faleceu no domingo, vítima de uma embolia pulmonar, enquanto aguardava uma vaga de UTI no Hospital Unimed, segundo informações da família.

Influenciador morre esperando vaga na UTI; plano de saúde se pronuncia
Foto: Reprodução/ Instagram / Contigo

Poucas horas antes de sua morte, Friggi expressou, nas redes, sua indignação com a demora para conseguir o leito de UTI. “Estou há dois dias aguardando uma vaga ‘SUS’ de leito UTI e até agora nada. Cadê a saúde de nossa cidade? Eleição já foi, agora ‘bora’ trabalhar?”, escreveu ele, cobrando o prefeito Anderson Farias.

A Prefeitura de São José dos Campos, em nota, lamentou a perda e esclareceu que Friggi estava internado em um hospital particular, que seria responsável por seu atendimento. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também lembrou que hospitais privados têm obrigação legal de oferecer atendimento emergencial quando há risco imediato de vida, mesmo durante o período de carência do convênio.

O Hospital Unimed declarou que Diego recebeu “toda a assistência médica e hospitalar necessária”, seguindo os protocolos exigidos. Segundo a instituição, a transferência para uma vaga de UTI no SUS foi apenas uma questão administrativa, sem afetar o atendimento oferecido ao paciente, afirmando também seu compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados.

NOTA DA UNIMED:

“A Unimed São José dos Campos informa que o paciente Sr. D.G.F recebeu toda a assistência médica e hospitalar necessária, com aplicação de protocolos de atendimento adequados pela equipe médica e multiprofissional.

Esclarecemos, ainda, que a busca por vaga para transferência ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada devido a questões administrativas, sem causar qualquer prejuízo ao atendimento prestado ao paciente.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes, cumprindo rigorosamente todos os critérios regulatórios previstos pela legislação, especialmente no que se refere aos atendimentos de urgência e emergência.

Nos solidarizamos com a família do paciente e permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, sempre respeitando a privacidade dos dados pessoais.”

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