ContilNet Notícias

Jogos de Pokémon para PC: veja opções e como jogar de maneira legal

Por Tech Tudo

Jogos de Pokémon no PC são um sonho antigo dos fãs da franquia. A série de monstrinhos como Pikachu e Bulbasaur é uma das maiores de RPG do mercado, porém, a maioria de seus títulos é exclusivo dos consoles da Nintendo, especialmente o Nintendo Switch e no passado portáteis como o Nintendo 3DSNintendo DS e Game Boy Advance. No entanto, muitos gamers que jogam no PC também têm vontade de curtir alguns dos mais recentes games da série da Game FreakThe Pokémon Company e Nintendo ou relembrar clássicos da infância.

Para isso, existem algumas opções para jogar no PC, algumas delas consideradas ilegais, como as que levaram ao encerramento do emulador Yuzu, mas há também opções dentro da lei para se divertir com Pokémon no PC. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia para tirar dúvidas e mostrar como curtir Pokémon nos computadores de maneira legal, seja online ou offline.

Confira formas de jogar games da franquia Pokémon no PC de maneira legal — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

Jogos de Pokémon para PC: veja opções e como jogar de maneira legal

  • Existem jogos de Pokémon para PC?
  • Jogos de Pokémon para PC criados por fãs
  • Emuladores para jogar Pokémon no PC
  • Emuladores são ilegais?
  • Opções para jogar Pokémon no PC de maneira legal
  • Jogos mobile de Pokémon no PC
  • Cuidados e riscos para jogar Pokémon no PC

Existem jogos de Pokémon para PC?

O PC conta com alguns jogos de Pokémon, mas a maioria dos nomes da série foram lançados nos consoles e portáteis da Nintendo. A maioria desses títulos são baseados nos games de cartas da série, como Pokémon TCG Live (Pokémon Estampas Ilustradas Live em português), que não tem relação com o recente lançado Pokémon TCG Pocket para Android e iPhone (iOS).

Houve outras versões hoje descontinuadas de jogos de cartas da série, como Pokémon TCG Online (substituído por Pokémon TCG Live) e Pokémon Play It! 1 e 2, além de minigames lançados nos Estados Unidos e Japão. Há também uma obra promocional chamada Pokémon 2000, criada para o filme de mesmo nome, que foi preservado no Internet Archive, mas que não é muito fácil de fazer funcionar atualmente.

Pokémon TCG Live é um dos raros jogos de Pokémon lançados para PC baseado no jogo de cartas — Foto: Reprodução/Pokémon TCG Live

Jogos de Pokémon para PC criados por fãs

Há uma boa quantidade de jogos de Pokémon criados por fãs da saga, em contrapartida, há poucos jogos oficiais criados pela Game Freak, The Pokémon Company ou Nintendo. Jogadores podem encontrar vários games desenvolvidos por usuários, desde simuladores de batalha como Pokémon Showdown, títulos de navegador como PokéHeroes, jogos idle/clicker como PokéClicker e até mesmo MMORPGs como Pokémon Revolution Online e Pokémon Blaze Online.

Por se tratarem de jogos não oficiais, não há garantia de que eles permaneçam disponíveis. A qualquer momento a Nintendo pode virar sua atenção para esses games e tirá-los do ar, como já aconteceu com outros projetos.

Há vários jogos de Pokémon criados por fãs, como Pokémon Blaze Online, Pokémon Showdown, PokéClicker, entre outros — Foto: Reprodução/Pokémon Blaze Online

Emuladores para jogar Pokémon no PC

A opção mais fácil para jogar Pokémon no PC seriam emuladores, aplicativos que simulam videogames mais antigos em seu computador, para rodar games como se fossem estes consoles. Existem emuladores de praticamente todos os consoles em que jogos de Pokémon já foram lançados, como o Game Boy clássico, Game Boy Color, Nintendo 64, Game Boy Advance, Game Cube, Nintendo DS, Nintendo Wii, Nintendo 3DS, Nintendo Wii U e até mesmo Nintendo Switch. No entanto, emuladores vivem em uma área cinzenta de legalidade que tornam sua situação complicada, como falaremos no próximo tópico.

Jogos de Pokémon de vários consoles, até mesmo Nintendo Switch, podem ser emulados no PC, porém é ilegal usá-los para jogar games que o usuário não possui — Foto: Foto: Reprodução/Alfredo Carvalho

Emuladores são ilegais?

Tecnicamente, emuladores em si não são ilegais, segundo algumas resoluções legais nos Estados Unidos e Europa, mas algumas dessas interpretações podem mudar com o tempo. O maior problema através dos anos sempre tem sido sobre os arquivos dos jogos para rodar os games, chamados de ROMs no caso de cartuchos e ISOs no caso de mídias óticas. Enquanto ter um emulador de Game Boy não é ilegal, ao baixar Pokémon Red, por exemplo, ou qualquer outro game, o jogador viola o Copyright da The Pokémon Company e Nintendo.

Recentemente, a Nintendo deu um novo passo nesta guerra ao emitir uma notificação de DMCA (Digital Millennium Copyright Act) contra o emulador de Nintendo Switch chamado Yuzu. O aplicativo foi retirado do ar, encerrando seu desenvolvimento e a Nintendo obteve do criador do emulador US$ 2,4 milhões (em torno de R$ 13,86 milhões) em um acordo. A mesma equipe também desenvolvia o emulador Citra do Nintendo 3DS, que também teve seu desenvolvimento encerrado.

A Nintendo afirmou que o emulador Yuzu estava facilitando a pirataria em grande escala e que sua principal função era transformar computadores em ferramentas para acessar jogos do Nintendo Switch sem pagar pelos seus direitos. Como enfrentar a gigante japonesa nos tribunais poderia ser muito custoso e levar a uma derrota, a entidade responsável pelo emulador, o grupo Tropic Haze, aceitou um acordo.

O emulador Yuzu de Nintendo Switch teve seu desenvolvimento encerrado e ainda apresentava alguns bugs em jogos da série Pokémon — Foto: Reprodução/Yuzu

Opções para jogar Pokémon no PC de maneira legal

As únicas maneiras legalizadas de jogar Pokémon no PC são pelos poucos games oficiais disponíveis, como Pokémon TCG Live, ou por meio de emuladores para jogadores que tenham conhecimento e equipamento para efetuar back-ups, cópias de seus próprios jogos em formato de ROM e ISO para PC. Estes acessórios não são licenciados da Nintendo, porém estão no direito do usuário de criar uma cópia de algo que possui.

Quando o player tem posse de um game, digamos Pokémon Yellow do Game Boy, não é ilegal gerar uma cópia e usá-la para jogar em um emulador. Porém, baixar a ROM mesmo tendo o jogo, enquanto poderia não ser considerado moralmente errado, ainda é ilegal por não ser o mesmo título que o usuário possui. Uma última opção para jogar games de Pokémon no PC seria via emuladores de jogos mobile, que falaremos adiante.

A única forma legal de jogar um game de Pokémon no PC com emulador seria se o usuário fizesse uma cópia própria de seu jogo — Foto: Divulgação/Nintendo

Jogos mobile de Pokémon no PC

Apesar de não haver muitos jogos de Pokémon para PC, existem diversos deles para dispositivos mobile, como Android e iPhone (iOS). Jogadores podem acessá-los usando emuladores de smartphones para PC como BlueStacks e Memu, que permitem jogar games de celular em seu computador Windows como se fosse um telefone celular. Dessa forma é possível jogar títulos como Pokémon QuestPokémon Unite, Pokémon Cafe Remix, Pokémon ShufflePokémon PlayhousePokémon: Magikarp Jump, entre outros.

Existe também a possibilidade de usar sites que emulam os jogos em seu navegador, como o Now.GG que permite jogar Pokémon Quest e Pokémon Unite. Em algumas ocasiões, os criadores tentam bloquear emuladores de smartphones, então nem sempre os games mobile serão jogáveis.

Uma forma legal de jogar games de Pokémon no PC é através de emuladores de Android como Bluestacks, Memu ou no site Now.GG — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Cuidados e riscos para jogar Pokémon no PC

Os jogos oficiais de Pokémon para PC, como Pokémon TCG Live, são completamente seguros. Arquivos ISOs e ROMs também são seguros por serem apenas cópias de jogos, como uma versão digital de um cartucho de Game Boy ou Nintendo Switch, porém players podem pegar vírus caso tenham que ir a sites pouco confiáveis para baixá-los. Também não costuma haver risco em usar emuladores de Android confiáveis como o Bluestacks e Memu, baixados de seus sites oficiais. Os jogos de fãs oferecem um risco pequeno, mas normalmente não apresentam problemas. É sempre recomendado ter um antivírus ao lidar com arquivos de extensão .EXE como games.

Os emuladores de videogames costumam ser confiáveis no geral, porém, há um certo nível de risco por serem arquivos executáveis, que podem carregar código malicioso, e dependerem apenas da integridade de seus desenvolvedores. No passado, emuladores de Nintendo 64 já foram distribuídos com malware, um código malicioso. Após o encerramento do emulador Yuzu, há muitos usuários mal-intencionados usando como chamariz um novo emulador promissor de Nintendo Switch que é, na verdade, o mesmo código funcional do Yuzu, mas com algum malware adicionado.

Emuladores falsos de Nintendo Switch têm sido usados recentemente para espalhar malware para jogadores ansiosos — Foto: Reprodução/Yuzu
Sair da versão mobile