ContilNet Notícias

Juliana Marques, nova defensora pública-geral do Acre, revela trajetória e curiosidades; VEJA

Por Douglas Richer, ContilNet

A partir de 2025, a Defensoria Pública do Acre terá uma nova liderança. Juliana Marques, eleita em novembro, assume o cargo de defensora pública-geral em 30 de janeiro, prometendo dar continuidade ao trabalho de excelência da instituição e ampliando ainda mais o acesso à justiça no estado.

Em conversa exclusiva com a coluna do Douglas Richer, do ContilNet, Juliana falou sobre sua trajetória, seus planos para a Defensoria e revelou detalhes de sua vida pessoal, em um bate-papo leve e inspirador.

Juliana Marques, eleita em novembro, assume o cargo de defensora pública-geral em 30 de janeiro/Foto cedida a coluna Douglas Richer

Sou uma apaixonada pela Defensoria. Conheci a instituição no último ano da faculdade de Direito, em São Paulo, e me identifiquei imediatamente com a missão de ajudar quem mais precisa. Era um sonho voltar para o Norte, então, quando vi o concurso para o Acre, sabia que era minha oportunidade”, contou.

Em conversa com este jornalista, Juliana revelou que iniciou sua carreira na instituição em 2007, trabalhando em Plácido de Castro e Acrelândia, cidades que marcaram sua formação como defensora pública. “Foi uma experiência transformadora. Trabalhar no interior me deu uma visão clara de como a Defensoria faz a diferença na vida das pessoas.”

Ao ContilNet  à nova defensora disse, que nasceu em Vilhena, Rondônia, cresceu em um ambiente simples no interior, mas hoje vive uma rotina moderna e dinâmica em Rio Branco.

Durante a entrevista ao site, destacou a importância de sua família. “Meu marido e minha família são minha base. Eles entendem a importância do meu trabalho e me incentivam a seguir em frente, mesmo nos dias mais desafiadores.”

Mãe de dois meninos, Dante e Lorenzo, ela contou em papo descontraído com este jornalista que valoriza cada momento com eles/Foto cedida a a coluna Douglas Richer

Casada com o capitão da Polícia Militar Souza Júnior e mãe de dois meninos, Dante e Lorenzo, ela contou  em papo descontraído com este jornalista que valoriza cada momento com eles, mesmo com a agenda apertada.

A defensora também revelou a coluna Douglas Richer, sobre seus cuidados com a saúde. “Eu amo treinar e me alimentar bem. O cuidado com a saúde não é só uma questão estética, é sobre ter energia e disposição para dar o meu melhor em tudo que faço”, explicou Juliana, que mantém uma rotina disciplinada de exercícios e alimentação saudável.

A defensora também revelou a coluna Douglas Richer, sobre seus cuidados com a saúde/Foto cedida a coluna Douglas Richer

Quando questionada sobre os desafios à frente da Defensoria Pública, Juliana foi direta. “Queremos que a Defensoria esteja presente em todos os cantos do Acre, sempre com atendimento humanizado e eficiente. Também vamos investir em tecnologia para facilitar o acesso da população aos nossos serviços”, afirmou. Entre os avanços recentes, ela destacou a inauguração da sede de Sena Madureira e anunciou a entrega da nova unidade de Plácido de Castro, prevista para janeiro de 2025.

Nova Defensoria de Sena Madureira/Foto cedida a coluna Douglas Richer

Ao finalizar a entrevista ao ContilNet, Juliana deixou uma mensagem de otimismo e determinação: “Minha meta é continuar levando a Defensoria para mais perto das pessoas e fortalecer essa instituição tão essencial. Quem não pode pagar pelas custas judiciais sabe a importância do nosso trabalho, e nós não vamos parar por aqui.” Visionária e determinada, Juliana Marques assume a liderança com a missão de ampliar o alcance da Defensoria e transformar ainda mais vidas no Acre.

Veja fotos cedidas exclusivamente para essa coluna:

Sair da versão mobile