Até esta terça-feira (12), 140 deputados assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6X1 no país. No Acre, mais dois parlamentares se juntaram a proposta.
Antes apenas Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (Rep), Meire Serafim (UB) e Roberto Duarte (Rep) haviam assinado, agora Zezinho Barbary (PP) e Gerlen Diniz (UB) disseram votar positivamente para a PEC.
Apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a proposta precisa ainda de mais 37 signatários. A iniciativa busca terminar com a jornada laboral 6×1, ou seja, 6 dias de trabalho e 1 de descanso para o trabalhador brasileiro.
Faltando ainda a resposta de dois dos oito deputados do Acre, Eduardo Velloso (UB) afirmou que aguarda a avaliação de impactos econômicos da Emenda constitucional, já Coronel Ulysses Araújo (UB) ainda não se manifestou.
Segundo o texto, a PEC reduz de 44h para 36h o limite máximo de horas semanais trabalhadas. De acordo com Erika Hilton, o formato atual não permite ao trabalhador ter tempo de “estudar, de se aperfeiçoar, de se qualificar profissionalmente para mudar de carreira”.