O estado do Acre conta com um representante em duas reuniões relativas à saúde da reunião do G20, que está acontecendo neste ano na cidade do Rio de Janeiro. Luan Messias Magalhães atua na saúde pública do estado, e falou durante o G20 em duas datas, nos dias 15 e 16 de novembro.
Na primeira delas, o neurocirurgião abordou a saúde do idoso, população rural e ribeirinhos, enquanto na segunda data participou de painel voltado à saúde mental e neurológica.
O médico foi o único a representar não só o estado do Acre, mas a região Norte como um todo. “O legal é que a gente se encontra direto com os ministros e deputados, e eles são as pessoas que aplicam e fazem as leis. Assim, eles reconhecem diretamente a importância e onde precisa mudar e vão aplicar isso diretamente”, disse o médico.
“Foi discutido sobre inovações, onde há problemas, como melhorar. Isso no âmbito mundial de todos os países que estavam presentes e inclusive da nossa parte. Coisas novas, várias discussões de novas tecnologias, de utilização de inteligência artificial, além de cirurgias em autismo, que é um futuro em identificação de pessoas autistas somente com uma foto, que são projetos ainda a serem aplicados. Eu fui a única pessoa representando o Norte e a Amazônia brasileira, então pude colocar coisas importantes a serem melhoradas na nossa saúde e trazer contatos e investimentos para a saúde do nosso estado”, enfatizou.