Mercado de histórias: jornalista acreana lança documentário sobre produtoras rurais

O projeto foi apoiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, da Prefeitura de Rio Branco

Três mulheres produtoras rurais da agricultura familiar e feirantes falam da importância da feirinha de produtos regionais do Mercado Elias Mansour. Essa é a sinopse do curta-metragem documentário Mercado de Histórias, da jornalista Alcinete Damasceno.

Produtoras rurais da agricultura familiar e feirantes falam da importância da feirinha/Foto: Reprodução

“É sempre uma alegria quando a gente conclui um trabalho assim, ainda mais considerando que o mercado é um patrimônio da cidade e a gente conseguiu registrar as últimas imagens do mercado antes dele ser demolido para a construção de um novo mercado”, explicou.

Alcinete disse ainda que conversar com essas mulheres da agricultura familiar é muito importante. “Porque ali é um lugar onde chega alimento de qualidade, orgânico. Então produzir um documentário para que as pessoas conheçam essas mulheres, quem produz lá, através dessas três personagens, é uma alegria, disse.

Curta-metragem documentário Mercado de Histórias é da jornalista Alcinete Damasceno/Foto: Reprodução

Alcinete explicou que a primeira exibição do curta-metragem acontece nesta sexta-feira, para a Escola Estadual Maria Raimunda Balbino, no Museu dos Povos Acreanos.

“A gente começa fazendo essa apresentação. É uma escola estadual que vai fazer uma visitação ao museu e será apresentado o curta. Depois nós vamos circular com o curta na próxima semana pelos mercados de Rio Branco. Vamos para o polo agroflorestal, para a comunidade do bairro da Judia onde moram duas das personagens do curta”, explicou a jornalista.

Ao ContilNet, a jornalista disse que esse é o segundo curta que ela produz em 2024. “O primeiro foi sobre a ponte metálica, que é o curta Ponte de Memórias, que resgatou toda a história da ponte, desde a época do governador do ex-território até os dias atuais. Conseguimos localizar pessoas que trabalharam na ponte. O “Mercado de Histórias” é uma sequência temática, porque nos interessa muito a memória da nossa cidade, do nosso estado”, ressaltou.

Alcinete lembrou ainda de ouros projetos que quer desenvolver e submeter nos editais/Foto: Reprodução

O projeto foi apoiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, da Prefeitura de Rio Branco. “É muito importante esse momento para a cultura, para o audiovisual do Acre, que já tem mais de 50 anos de cinema aqui. Começou com Andalberto, com Teixeirinha, com Tony Vann, e hoje a gente está produzindo material audiovisual de qualidade. Temos um cineasta acreano, o Silvio Margarida, que acabou de produzir um filme, um curta de ficção também sobre a história do Acre. Tem muitas mulheres produzindo, muitos jovens começando essa produção também. É uma ferramenta importante para gente falar da nossa história, das questões que nos afligem e produzir arte”, disse.

Alcinete lembrou ainda de ouros projetos que quer desenvolver e submeter nos editais, como por exemplo, sobre o feminicídio no Acre e questões ambientais.

Veja a sinopse do documentário:

“Mercado de Histórias”

Três mulheres agricultoras e feirantes revelam o quão importante é a feirinha de produtos regionais para o sustento de suas famílias e como é preciso ser forte para lidar com aquilo que a vida e a natureza lhes impõem como o desafios.

Deja, Graça e Tonha são três mulheres trabalhadoras rurais de Rio Branco, no Acre, que sustentam suas famílias com produtos da agricultura familiar que elas cultivam em pequenos roçados em terra firme e às margens do rio Acre. A produção diversificada é comercializada na feirinha de produtos regionais que funciona há mais de 40 anos no Mercado Municipal Elias Mansour. Sem desmatar a floresta e sem fazer uso de agrotóxicos, elas enfrentam os desafios que a vida e a natureza lhes impõem: alagações e secas do rio, ramais sem trafegabilidade, inadequações no ambiente do mercado, além dos extremos ambientais que já são realidade na região em consequências das mudanças climáticas.

Documentário Mercado de Histórias
26’24”
Ficha Técnica:
Pesquisa, Roteiro e Direção : Alcinete Damasceno
Direção de Fotografia: Thaynara Rezende
Som Direto: Iara Rodrigues
Montagem e Edição de Som: Tuã Victor
Finalização e Color Grading: Gabriel Yjalade
Produção Executiva: Maika Oliveira e Alcinete Damasceno

PUBLICIDADE