O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (31), indica uma queda nos casos de Covid-19 na maioria dos estados, incluindo o Acre, revertendo a tendência de alta registrada desde a Semana Epidemiológica (SE) 32. A Covid-19 permanece como a principal causa de internações entre idosos, enquanto o rinovírus afeta mais crianças e adolescentes até 14 anos.
Os dados, atualizados até a SE 43 (20 a 26 de outubro), mostram que a prevalência de vírus entre os casos positivos nas últimas quatro semanas é de 12,6% para influenza A, 10,6% para influenza B, 4,8% para VSR, 34,4% para rinovírus e 24,3% para Sars-CoV-2.
Em âmbito nacional, a tendência geral é de queda ou estabilidade dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças de até dois anos e idosos a partir dos 50 anos, enquanto nas faixas etárias intermediárias há um leve sinal de crescimento.
A incidência de SRAG afeta especialmente crianças pequenas e idosos, mas a mortalidade é maior entre os idosos acima de 65 anos. Em 2024, foram registrados 9.191 óbitos por SRAG, sendo mais da metade com resultado positivo para vírus respiratórios.