A Federação Paulista de Futebol sorteou na noite desta terça-feira os grupos do Campeonato Paulista de 2025. Em evento realizado no Salão Nobre do Pacaembu, os 16 clubes participantes da elite estadual conheceram os adversários que enfrentarão na primeira fase do torneio.
O formato de disputa é o mesmo dos anos anteriores, com os clubes enfrentando os times das outras chaves em 12 rodadas. Depois, o melhor de cada grupo encara o segundo colocado nas quartas de final, em jogo único.
A semifinal também será decidida em um único confronto. Somente as finais terão jogos de ida e de volta. Os clubes que tiverem a melhor campanha no somatório de todas as fases terão a vantagem de decidir em casa.
Os grupos do Paulistão 2025:
- Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo-SP
- Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani
- Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Noroeste
- Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube
Dessa vez, a lista A de inscritos poderá ter 30 jogadores em vez de 26 como na última edição. Outra alteração será a possibilidade de utilização de até 10 jogadores da lista B – antes eram permitidos no máximo sete atletas em campo do grupo que considera os jogadores da base com pelo menos um ano de clube.
– Tivemos uma reunião com os executivos, treinadores e capitães. A preocupação do Conselho Técnico era aumentar a qualidade do espetáculo, aumentar o tempo de bola rolando. Foi legal que participaram alguns goleiros, capitães de alguns clubes. E aumentar essa qualidade tem tudo a ver com os goleiros. Apresentamos o multiball, que é utilizado na Inglaterra, na Alemanha e na Itália. É aquele suporte que fica ao lado do campo para aumentar a velocidade do jogo – disse o ex-jogador Mauro Silva, vice-presidente da FPF.
As novidades da edição de 2025 serão o Velo Clube e o Noroeste, que foram promovidos da Série A-2 neste ano.
O Palmeiras, atual tricampeão, busca um feito que não é alcançado em São Paulo desde 1919, quando o Paulistano confirmou pela primeira e única vez o tetracampeonato estadual – o clube, que não participa mais dos torneios de futebol profissional, venceu as edições de 1916, 1917, 1918 e 1919.
Relembre a última decisão do Paulistão:
Novo calendário
Antes do sorteio, a FPF promoveu o conselho técnico com representantes dos 16 clubes da Série A-1 para debater regulamento e a mudança no calendário.
Para 2025, a CBF decidiu antecipar a estreia do Brasileirão, marcada para março, o que vai obrigar os torneios estaduais a começarem mais cedo.
O Campeonato Paulista terá as mesmas 16 datas, mas a primeira rodada será no dia 15 de janeiro. A final está prevista para ser disputada em 23 de março.
Outra possibilidade discutida foi uma mudança no critério de desempate no mata-mata. Houve uma votação que incluiu o fator de melhor campanha como alternativa, mas a disputa por pênaltis foi mantida pela maioria dos votantes como fator de desempate em caso de igualdade no tempo normal.