Em decorrência das chuvas que vem atingindo a região de Sena Madureira, a situação do rio Iaco relacionada a seca começa a melhorar. Para se ter uma ideia, houve aumento nos volume das águas nos últimos dias, possibilitando, inclusive, a navegação.
Nesta quinta-feira (7) a régua amanheceu medindo 1,36 metros. É a primeira vez nos últimos meses que o Iaco alcança esse patamar, visto que, se encontrava muito seco.
Em setembro, o nível chegou a 28 centímetros, considerado o menor da história.
“Somente de ontem para hoje, verificamos um aumento de 66 centímetros no volume das águas. Graças a Deus, a situação está melhorando principalmente para os nossos ribeirinhos”, comentou Carlos Davila, representante da Defesa Civil.
Além do Iaco, os rios Caeté e Macauã também vem apresentando aumento em seus índices.
Nesse ano, em face da seca severa, alguns pontos dos rios chegaram a apartar e foi possível atravessá-los a pé. “Realmente, vivenciamos algo muito complicado, mas graças a Deus a situação está melhorando”, comentou o ribeirinho Antônio Lima.
Todos os dias a Defesa Civil Municipal realiza a medição no rio Iaco e encaminha os dados para os órgãos competentes, dentre eles a ANA (Agência Nacional de Águas).