Pesquisa do Mapa Biomas aponta Rio Branco como a cidade mais arborizada do Brasil

O viveiro da Semeia, no Horto Florestal, é o berçário dos vegetais, com mais de 200 espécies

Com mais de 32 por cento de sua área urbana totalmente arborizada, Rio Branco, a capital do Acre, é uma das cidades de médio a grande com mais áreas verdes do Brasil. É o que revelam dados do Mapa Biomas, que aponta a capital acreana como a cidade mais arborizada do país.

Dados são do Mapa Biomas, que aponta a capital acreana como a cidade mais arborizada do país/Foto: Reprodução

Essa realidade é fruto dos investimentos feitos pela atual gestão municipal no replantio de árvores e recuperação do bioma, aponta o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala. Segundo ele, o mesmo estudo do Mapa Biomas aponta que nos últimos 10 anos, a capital acreana sofreu um decréscimo na vegetação urbana quase que no mesmo percentual.
Para recuperar o que foi perdido, atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) tem investido na produção de mudas de árvores e frutíferas, além de mudas de flores que ornamentam e embelezam a cidade.

O viveiro da Semeia, no Horto Florestal, é o berçário dos vegetais, com mais de 200 espécies. A engenheira florestal Amanda Rebeca de Souza, responsável pelo canteiro, explica como é o processo de produção.

“Aqui ocorre o plantio via estaquia, via semente. Então aqui é a produção total no viveiro para todas as plantas que saem para a arborização da nossa cidade”, disse.

Em três anos, na gestão do prefeito reeleito Tião Boçalom (PL), a Prefeitura de Rio Branco fez o reflorestamento e recuperação de áreas como as da Universidade Federal do Acre (Ufac), Juarez Távora, Jardim Europa e outros, totalizando mais de 5 mil plantios de árvores no perímetro urbano da capital.

“Isso mostra o compromisso da gestão Bocalom com a sustentabilidade, com o meio ambiente. Nós plantamos mais de 5 mil árvores na cidade desde 2021. Nós produzimos nossas próprias mudas e o próprio composto também, que é feito na UTRE. E com isso, nós estamos tendo diferenças a nível de Brasil”.

“A gente está com 32,8% de vegetação verde. Na capital de Rio Branco, enquanto que a média a nível de Brasil é em torno de 11% e nós estamos com 32.8%, quase 33%, ou seja, três vezes mais que a média do Brasil em vegetação verde”, disse Nasserala.

Secretário de Meio Ambiente de Rio Branco/Foto: Reprodução

O secretário falou também da importância do verde no perímetro urbano nas cidades, não só para o quesito ornamentação, mas também para a qualidade de vida das pessoas.

“É um privilégio para a gente aqui da Amazônia. Segundo o Mapa Biomas é um tipo de pesquisa que é feito em todo o Brasil. Rio Branco é campeã brasileira. A capital campeã brasileira nos verdes na cidade. Assim, a vegetação verde na cidade faz com que a gente fique com um clima melhor e uma vida mais saudável”, disse.

Além das áreas de vegetação da cidade, Rio Branco concentra ainda quatro grandes reservas ambientais no perímetro urbano da capital, sendo elas a do Amapá, com mais de 5 mil hectares, a do Horto Florestal, com 17 hectares, a APA do Raimundo Irineu Serra, com 909 hectares, e a do São Francisco, com 30 hectares de vegetação. Outras três cidades que se destacam pela arborização urbana segundo o Mapa Bioma são: Vitória, no Espírito Santo; Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina e São Luiz, no Maranhão.

PUBLICIDADE