O Acre apresentou a maior taxa de crescimento no número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil entre 2022 e 2024, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Entre os números apresentados, o estado realizou 10.256 cirurgias em 2022, número que aumentou para 12.628 em 2023 e chegou a 12.875 até novembro de 2024. O crescimento foi superior a 25% no período, posicionando o estado no topo do ranking nacional de expansão no setor.
O resultado foi apresentado na 9ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada na quarta-feira, 27.
Durante o evento, o secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, destacou os esforços realizados para alcançar os resultados, citando ações do governo Gladson Cameli na redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos.
“Uma das maiores bandeiras do governo Gladson Cameli é a redução de filas de cirurgias eletivas. Hoje aqui no Conass tivemos um panorama de como estão os estados e um diagnóstico da representatividade em relação ao Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgia. O estado do Acre, liderando como o estado com a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas, estará, em breve, zerando as filas de espera, dando maior dignidade para nossos pacientes. Quero parabenizar a toda a equipe envolvida para que essa ação aconteça com tanta maestria: os profissionais da ponta médica, enfermeiros, equipes multidisciplinares, de gestão e regulação”, contou Pedro Pascoal.
Os avanços são creditados à algumas ações realizadas pelo governo do estado, como os mutirões de cirurgias eletivas, parcerias entre governo estadual, municipal e federal, assim como a descentralização dos serviços, que possibilitou melhor atendimento para pessoas de áreas afastadas.