Ícone do site ContilNet Notícias

Veja os 5 motivos que determinaram a derrota de Mike Tyson para Jake Paul

Por Estadão

Jake Paul e Mike Tyson protagonizaram, na madrugada desta sábado (16), uma respeitosa luta de boxe. O youtuber acabou levando a melhor sobre um dos maiores pugilistas de todos os tempos. Tyson tentou e por alguns momentos conseguiu relembrar os saudosos fãs da nobre arte dos seus dias de glória. Mas, isso durou pouco e ele acabou sendo derrotado pelo desafiante.

Entre investidas perigosas e esquivas precisas, Tyson também teve de lidar com diversos fatores adversos. Dentre eles, o corpo fragilizado, a preparação conturbada e, principalmente, a diferença de idade entre eles.

Tyson tentou, mas não conseguiu superar o youtuber Jake Paul. Foto: Julio Cortez/AP

Confira, a seguir, os 5 pontos principais que contribuíram para a vitória de Jake Paul sobre Mike Tyson:

Mike Tyson tem 58 anos contra 27 de Jake Paul. Mais de três décadas separaram os dois. O tempo foi cruel com o lendário pugilista. Ele bem que tentou – e venceu os dois primeiro rounds, mas não foi o suficiente. Tyson foi vencido não apenas por Paul, mas também pela idade.

Por mais que seja considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, Tyson sentiu o peso de anos de esporte em alto nível. O corpo não é mais o mesmo. E Jake Paul sabia disso. No começo, com muita cautela, o youtuber adotou a inteligente estratégia de fazer Tyson se movimentar. E deu certo. O fôlego acabou cedo e o desafiante conseguiu imprimir sua estratégia. Teve muito mais volume de golpes, além de acertar socos perigosos naquele que um dia foi um dos boxeadores mais letais do esporte.

  • Preparo físico

Os dois boxeadores deram um show na noite de sexta (15), madrugada de sábado (16). O evento transmitido pela Netflix teve ótimos duelos de boxe, e Paul x Tyson não foi diferente. Para isso, além de muito respeito ao esporte, os dois se preparam para ficar no auge de suas formas físicas. O problema é que, de um lado, o corpo de Tyson não é mais o mesmo do seus tempos de glória.

De fato, Tyson surpreendeu a todos – e ainda surpreende – ao mostrar um físico invejável aos 58 anos. Sua preparação foi de ponto, como deveria ser a de uma lenda do boxe. Mas a de Paul também foi. Não é de hoje que ele se dedica aos treinamentos.

Colocando os dois lados na balança, melhor para Paul. Assim como Tyson puniu diversos adversários no decorrer da carreira, ele foi punido. Sua dedicação foi sim louvável, mas o corpo não é mais o mesmo de décadas atrás.

Jake Paul teve uma boa estratégia no começo. Ele estudou Tyson. Sabia das suas virtudes, bem como seus pontos fracos. Baixou a guarda só em momentos oportunos, quando soube que Tyson não ofereceria perigo. O youtuber também soube o momento de atacar e desferiu bem mais golpes perigosos que o lendário pugilista. Tyson recebeu diversos golpes na cabeça e no tronco, coisa que não acontecia em seu auge no esporte. Mas, aguentou firme como um verdadeiro campeão que foi e continua sendo.

  • Problemas físicos no joelho, fígado e coluna

A verdadeira luta, como dizem os praticantes de artes marciais, começa antes do ringue. Desde bater o peso até superar lesões. Com Tyson não foi diferente. E o peso dos seus 58 anos foi diferentes dos 27 de Paul.

Tyson sofreu bastante antes de subir aos ringues na madrugada deste sábado (16). Em maio deste ano, o pugilista teve uma crise de úlcera durante um voo de Miami para Los Angeles e precisou de cuidados dos paramédicos ainda no avião. Após a aterrissagem, o ex-campeão mundial dos pesos pesados, de 57 anos, foi levado a um hospital, onde realizou exames. Na ocasião, a luta estava marcada para o dia 20 de julho. Sua preparação não foi a mesma desde então.

Outro fator de destaque foi a joelheira usada por Tyson no duelo. Suas pernas não têm mais a força de antigamente, o que contribuiu bastante para o resultado final. A perna de sua base destra (ou seja, a esquerda à frente a direita atrás para sustentação) estava fragilizada, o que comprometeu Tyson a andar para trás. Mas sua característica nunca foi essa. Pelo contrário. Suas rápidas e agressivas investidas andando para frente deixou seu nome registrado para sempre na história do boxe. Essa versatilidade não esteve presente na luta contra Paul, apesar de suas rápidas esquivas.

As limitações impostas pelo corpo de Tyson, inegavelmente, contribuiram para o resultado final.

  • Juventude de Jake Paul

Jake Paul não é um pugilista por natureza. Ele ganhou fama como youtuber, diferente de Tyson, que nasceu para o esporte e dedicou boa parte da sua vida para isso. O que começou como uma brincadeira por parte de Paul acabou de tornado sério: tanto do ponto de vista midiático, como – e principalmente – do ponto de vista comercial.

É inegável o fato de que a idade é determinante, tanto de um lado como do outro. E Jake Paul usou isso a seu favor. É claro, não dá só para contar com o fator idade num duelo como esse. Afinal, do outro lado estava um dos boxeadores mais letais de todos os tempos.

Jake Paul usa sim o boxe para se promover, mas não desrespeita o esporte. Pelo contrário. A luta com Tyson prova isso. O youtuber se dedicou intensamente para o duelo. Não o tratou como uma brincadeira. Quem assistiu ao confronto viu dois oponentes que se respeitaram e, acima de tudo, respeitaram o esporte de luta. Com a seriedade na ponta das luvas nos dois corners, no fim, venceu aquele que teve o tempo a seu favor.

Sair da versão mobile