VÍDEO: após atingir menos de 30 cm em seca histórica, morador registra aumento no nível do Rio Iaco

É possível perceber que o rio encheu bastante, possibilitando a navegação

Em 2024, os moradores das comunidades do Rio Iaco, em Sena Madureira, enfrentaram inúmeras dificuldades em face da seca que atingiu fortemente a região. Em determinado trecho do rio, as embarcações não conseguiam passar devido o baixíssimo volume das águas. Com isso, a chegada até a zona urbana só era possível através dos ramais.

Contudo, essa dura realidade começou a mudar recentemente e o nível do Rio Iaco vem aumentando de maneira significativa nos últimos dias.

No último final de semana, o agente de saúde Agno Diniz gravou um vídeo mostrando a atual situação na comunidade Baturité. Tal comunidade fica distante dois dias de barco do porto de Sena Madureira. É possível perceber que o rio encheu bastante, possibilitando a navegação.

Conforme dados da Defesa Civil, nesta segunda-feira (25) a régua amanheceu medindo 3,08 metros. Ainda está bem abaixo da cota de alerta que é de 14 metros, mas melhorou muito a situação para os ribeirinhos. Vale lembrar que neste ano, o nível do Iaco chegou a 28 centímetros, considerado o menor da história.

Confira o vídeo direto da comunidade Baturité:

PUBLICIDADE