Os candidatos que foram reintegrados ao Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão realizar o envio de títulos a partir desta quarta-feira (4/12)!
No dia 21 de novembro, após acordo entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério Público Federal (MPF), 32.260 candidatos foram reintegrados ao CNU, podendo ter suas provas discursivas corrigidas e seguir nas demais etapas do certame.
De acordo com o novo cronograma divulgado pelo MGI, o prazo para envio de títulos, para candidatos reintegrados, iniciará neste 4/12 e será encerrado na quinta-feira (5/12).
Os candidatos devem enviar a documentação correspondente por meio da Área do Candidato, no site da banca Cesgranrio. Vale ressaltar que é necessário seguir as orientações da banca com atenção, para que o upload dos títulos seja feito nos locais corretos. Isso porque há três modalidades de títulos:
- Titulação acadêmica;
- Experiência profissional; e
- Produção acadêmica.
A documentação deve ser encaminhada via upload da imagem do documento original ou da cópia autenticada em cartório, frente e verso. Serão aceitos formatos PDF, JPEG e JPG, com tamanho máximo de 2MB.
Importante destacar que apenas os candidatos reintegrados poderão fazer o envio de títulos durante este período, além disso, só serão aceitos os títulos emitidos até a mesma data constante no edital, 10 ou 11 de outubro. Ou seja, não serão aceitos dos candidatos reintegrados os títulos emitidos após essa data.
Importante lembrar, também, que o envio de títulos é uma etapa apenas classificatória, ou seja, a ausência de títulos não implicará na desclassificação do candidato, que manterá a pontuação obtida nas etapas anteriores do certame. Porém, é importante reforçar que a prova de títulos pode ser um grande impulso para a tão sonhada aprovação, tendo em vista que a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida na etapa.
Novo cronograma do CNU
Um novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado no dia 21 de novembro, considerando as etapas que deverão ser realizadas pelos candidatos reintegrados.
Confira, a seguir, as novas datas:
- Envio de títulos:
- 4 e 5 de dezembro de 2024
- Análise de títulos:
- 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025
- Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações:
- 09 de dezembro de 2024
- Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações:
- 9 e 10 de dezembro de 2024
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações:
- 20 de dezembro de 2024
- Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros:
- 23 de dezembro de 2024
- Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência:
- 6 a 10 de janeiro de 2024
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas:
- 11 e 12 de janeiro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos:
- 15 de janeiro de 2025
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos:
- 15 e 16 de janeiro de 2025
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência:
- 17 de janeiro de 2025
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência:
- 17 e 18 de janeiro de 2025
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos:
- 11 de fevereiro de 2025
- Previsão de divulgação dos resultados finais:
- 11 de fevereiro de 2025
Resumo do CNU
- Banca: Fundação Cesgranrio
- Vagas: 6.640 + CR
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Salários iniciais: até R$ 22.921,71
- Últimos editais
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário