ContilNet Notícias

Concurso MPU: quando o edital será publicado? Veja tudo o que se sabe

Por Direção Concursos

concurso MPU (Ministério Público da União) é aguardado com expectativa e muitos concurseiros têm se perguntado o que falta para o edital ser publicado.

É importante lembrar que a banca organizadora já foi definida, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável pela seleção. O extrato do contrato foi publicado em outubro e, dessa forma, a abertura da seleção pode ocorrer a qualquer momento.

Em novembro, a coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Dra. Eliana Peres Torelly, informou que a publicação do edital ocorreria, no máximo, até início de dezembro.

Já o secretário de Segurança Institucional do MPU e membro da comissão do certame, Marcos Ferreira, prevê a abertura do certame em janeiro de 2025.

Confira, nessa matéria, tudo o que se sabe a respeito dos cargos, vagas, provas e salários do concurso MPU!

Reprodução

Cargos e vagas do concurso MPU

Em relação aos cargos ofertados, o projeto básico informa que as oportunidades irão contemplar os cargos de Analista e Técnico Judiciário, nas seguintes áreas de especialidade:

Analista do MPU

Técnico do MPU

Portaria fixa requisitos e atribuições

No mês de novembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que estabeleceu requisitos e atribuições dos servidores do MPU, fazendo crescer a expectativa pela abertura do certame.

De acordo com o documento, fica criado na carreira de Analista do MPU o cargo de Analista do MPU/Perícia Médica em Psiquiatria. Além disso, a Portaria declara em processo de extinção os seguintes cargos:

Os atuais ocupantes dos cargos mencionados anteriormente serão neles mantidos, não sendo enquadrados em outro cargo da estrutura do MPU. Porém, à medida que forem desocupados, estes cargos serão transformados em cargos existentes na estrutura do MPU.

O documento reforça, também, que permanecem declarados em processo de extinção os seguintes cargos:

Requisitos de ingresso no concurso MPU

De acordo com a portaria, os candidatos ao concurso MPU deverão comprovar os seguintes requisitos específicos de formação:

Analista do MPU

Técnico do MPU

Atribuições dos servidores do MPU

Os aprovados no certame deverão executar as seguintes atividades diárias:

Carreira de Analista – Atribuições Comuns

Carreira de Técnico – Atribuições Comuns

Provas e etapas do concurso MPU

Ainda segundo o projeto básico, as provas do concurso MPU serão aplicadas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os candidatos serão avaliados por meio da realização das seguintes etapas:

As provas discursivas serão aplicadas para todos os cargos de Analista e Técnico, exceto para Técnico – Segurança Institucional.

Provas objetivas e discursivas

As provas objetivas serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, sendo:

Já a prova discursiva, consistirá na produção de uma redação de até 30 linhas.

Vale destacar que as provas objetivas e discursivas de um mesmo cargo deverão ser realizadas em um único turno.

O total de redações corrigidas para todos os cargos somados está previsto em 10.000 (dez mil) redações. Para o cargo de Técnico do MPU – Segurança Institucional serão convocados os 500 (quinhentos) candidatos melhor classificados para as etapas posteriores à prova discursiva, tais como o Teste de Aptidão Física (TAF).

Teste de Aptidão Física (TAF)

Conforme mencionado, o Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado apenas para o cargo de Técnico – Segurança Institucional e aprovados na prova objetiva, sendo convocados os 500 (quinhentos) primeiros candidatos, considerados os empatados.

A etapa será realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal. O TAF consistirá em teste de aptidão física composto pelso seguintes exercícios:

Salários do concurso MPU

Atualmente, os salários iniciais dos servidores do MPU são os seguintes:

No entanto, os valores serão reajustados em 6,13% a partir de fevereiro de 2025, quando passarão a ser:

Ao final da carreira, os servidores chegarão a receber salários de R$ 13.592,51 para Técnicos e R$ 22,301,14 para Analistas.

Evolução remuneratória

A remuneração de Técnicos e Analistas descrita acima é composta pelo vencimento básico e pela Gratificação de Atividade do Ministério Público da União (GAMPU).

Confira como é a evolução da remuneração ao longo das carreiras:

Benefícios – concurso MPU

Os servidores do MPU ainda fazem jus a diversos benefícios, que podem tornar a remuneração inicial ainda mais atrativa. Confira os principais:

Dessa forma, considerando o vencimento básico, gratificação (GAMPU) e os principais benefícios, o salário inicial dos servidores do MPU, em fevereiro de 2025, poderão alcançar os seguintes patamares:

Saiba mais detalhes sobre os salários do concurso MPU!

Resumo do concurso MPU

Sair da versão mobile