O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) é o grande responsável pela execução das maiores obras do Governo do Estado em 2024.
Em um ano, já foram mais de R$ 415 milhões empenhados, além de mais de R$ 300 milhões já assegurados a partir de emendas parlamentares. O Deracre também criou mais de 100 frentes de serviço em todo o estado e recuperou mais de 9.400 km de ramais, com a mobilização de 500 equipamentos e mais de 200 trabalhadores.
O comando da autarquia, pela primeira vez na história, está nas mãos de uma mulher. Sula Ximenes é natural do estado e especialista em Gestão Pública. Pelo Deracre, já passou pela diretoria de Ramais, foi chefe de gabinete da Presidência e diretora de Expansão e Planejamento.
Em entrevista ao ContilNet, a gestora disse que 2024 foi um ano muito melhor do que o anterior e fez um agradecimento especial ao governador Gladson Cameli.
“O ano passado foi turbulento por conta de tantas questões burocráticas, mas este ano foi um verdadeiro sucesso, porque iniciamos obras e demos celeridade à aplicação dos recursos. Encerramos 2024 com grandes realizações, graças ao empenho da nossa equipe e à confiança depositada pelo governador Gladson Cameli em nosso trabalho. Seguiremos em 2025 ampliando os investimentos e levando desenvolvimento para todas as regiões do Acre”, afirmou.
Sula destacou, entre as principais ações do Deracre, a aplicação de 14 mil toneladas de massa asfáltica em rodovias e vias urbanas; a construção de 70 pontes; a revitalização de cinco aeródromos, com iluminação noturna, essenciais para salvar vidas, já que os aeroportos acreanos foram responsáveis por mais de 12 mil voos.
Também estão entre as conquistas a duplicação da rodovia AC-405, em Cruzeiro do Sul, que agora conta com 11 km de pistas ampliadas, e a revitalização da Via Chico Mendes, em Rio Branco. Outro marco foi a entrega do aeródromo de Manoel Urbano, além da construção de três novas pontes no Ramal Jarinal, que melhoraram a mobilidade e a segurança na região.
“Com a determinação do governador Gladson Cameli e a colaboração de todos os envolvidos, conseguimos melhorar a realidade do Acre e, em 2025, daremos mais um passo importante na construção de um estado mais próspero para todos”, acrescentou.
No interior do estado, também se destacaram: a nova ponte do Viola, em Mâncio Lima, que trouxe mais segurança para a comunidade; a revitalização do parque público de Mâncio Lima; o recapeamento do Ramal Granada, em Acrelândia; a manutenção do Ramal do Açaí, em Porto Acre; a reconstrução de pontes em ramais como o Joaquim Souza, em Feijó, e o Icuriã, em Assis Brasil; e a pavimentação em tijolos na Reserva Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, que também se tornou um símbolo do avanço na infraestrutura rural.
Sob responsabilidade do Deracre está o sonho de décadas da população da Sibéria, em Xapuri: a ponte que pretende ligar o primeiro ao segundo distrito da cidade. A superestrutura da ponte da Sibéria avança, com previsão de entrega para abril de 2025.
O Deracre também atuou fortemente nas rodovias estaduais, com a pavimentação e manutenção de diversas vias, como as rodovias AC-40 (Senador Guiomard), AC-10 (Porto Acre), AC-90 (Trecho Vila Verde), AC-485 (BR-317 à Xapuri) e AC-475 (Acrelândia a Plácido de Castro), garantindo mais segurança e fluidez no trânsito.
Além disso, o Deracre conta com obras em andamento pelo Acre, como a pavimentação da rodovia AC-380, em Xapuri; a construção da nova entrada de Plácido de Castro; a pavimentação da AC-445, entre Bujari e Porto Acre; a pavimentação do Ramal dos Paulistas, em Porto Acre; além da construção da nova Orla de Brasiléia e a Passarela do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, que trarão mais qualidade de vida e acessibilidade para a população local.
“O ano de 2025 promete grandes desafios e oportunidades para o Deracre. Entre os projetos mais aguardados estão o Viaduto da Corrente, que ligará a Via Chico Mendes à AC-40, e a implantação do Anel Viário, que aliviará o tráfego de caminhões pesados na capital. Além disso, a construção de novos aeródromos em Sena Madureira, Breu e Vila Restauração está em processo de planejamento, visando expandir a malha aérea do estado”, disse a presidente.
Em relação à zona rural, o Deracre tem em vista a construção de novas pontes de concreto em ramais como os de Sena Madureira e Assis Brasil, reforçando o compromisso com o escoamento da produção e a melhoria da infraestrutura rural.
“Com uma gestão voltada para resultados concretos e alinhada às demandas da população, o Deracre reafirma sua importância como protagonista no Acre. O legado deixado em 2024 é uma base para o crescimento do estado nos próximos anos, com infraestrutura de qualidade que contribui para o bem-estar da população e para o fortalecimento da economia local”, concluiu.