Em 2024, dez novos casos de HIV foram confirmados em Sena Madureira

De 2020 até 2024, conforme dados oficiais da saúde, foram notificados 41 novos pacientes em Sena Madureira.

Os dados emitidos nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde revelaram que ao longo de 2024 foram confirmados dez novos casos de Aids na cidade. De certo modo, conforme os profissionais da saúde, a situação é considerada preocupante.

Durante todo esse mês de dezembro uma ampla campanha de prevenção a doença está sendo realizada. É o chamado “dezembro vermelho”. Nas unidades básicas de saúde, os profissionais repassam várias orientações aos moradores. A Aids é uma doença que não tem cura, porém, tem tratamento.

Vírus HIV. Foto: Reprodução

“É importante lembrar que o diagnóstico é feito via teste rápido. Caso o resultado seja positivo, recomendamos que a pessoa faça o tratamento que é oferecido gratuitamente pelo SUS e possibilita que o morador tenha uma vida normal”, destacou a enfermeira Lírica.

Ela chamou a atenção da comunidade também para a prevenção que finda sendo o melhor remédio. “A utilização de preservativos nas relações sexuais é imprescindível para evitar a doença. É fundamental também não compartilhar seringas, alicates de unha, prestobarbas, dentre outros materiais”, completou.

Atualmente, 34 pacientes fazem o tratamento da Aids em Sena Madureira, tendo como médico referência o infectologista Alan Areal.

De 2020 até 2024, conforme dados oficiais da saúde, foram notificados 41 novos pacientes em Sena Madureira.

PUBLICIDADE