O duo musical Festim, que conta com o acreano Dito Bruzugu e o fluminense André Moreno, estava concorrendo ao prêmio da Rádio Nacional, de Brasília. A música vencedora foi “Teu Silêncio Não é Meu Lugar”, disponível em diversas plataformas digitais.
Esta foi a 15ª edição e findou com a vitória da dupla. A música estava concorrendo com 736 músicas inscritas de 25 unidades federativas diferentes.
Mesmo com longa história na música acreana, Dito revela que o prêmio veio para dar uma resposta de que está no caminho certo como artista.
“Eu tô na música há 22 anos, cara, 22 anos. É muito tempo, né? Então, essa coisa de nunca desistir, de correr atrás, traz resultado”, destaca ele.
“A gente é acostumado a se questionar às vezes: ‘Será que estou no lugar certo? Será que estou fazendo a coisa certa? Será que é isso mesmo? Será que o que a gente faz é legal? Será que o que a gente faz é bom? Por que a gente merece um lugar, por que a gente merece reconhecimento? Tem tanta gente boa fazendo som, fazendo música, o que a gente tem de melhor, o que a gente tem de diferente?’. E, às vezes, uma premiação como essa, nacional, vem como uma resposta”, continua ele.
Dito ainda salienta o seu grande parceiro musical, André Moreno, enfatizando que a conquista não seria possível sem um músico tão bom quanto o fluminense é ao seu lado.
“Pra mim, assim, como artista, encontrar um outro artista do nível dele e esse cara agora tá junto comigo no trabalho, na amizade também. A gente é melhores amigos, confidentes e tudo mais. É incrível. Então, tô bem feliz mesmo”, pontuou o músico.
Moreno também falou sobre o processo de concorrer ao prêmio da Rádio Nacional e pontuou a dificuldade de fazer música com mais de três mil quilômetros de distância.
“São muitas dificuldades, a gente tenta tocar esse duo com essa distância: o Dito no Acre, eu aqui em Teresópolis, Rio de Janeiro. É muito difícil, mas a gente, com muita garra, tem feito o nosso trabalho virtual e presencialmente o máximo que a gente pode”, explicou.
Moreno diz ainda que emoção é a palavra do momento para ele e o parceiro, além de relembrar momentos de sua trajetória.
“Eu já participei de um monte de festival e nunca ganhei nada. E aí, de repente, se ver vencedor de um festival da Rádio Nacional, no Distrito Federal… A gente não tem a mínima conexão com esses lugares, e de repente essa galera ouvir a gente assim tão distante e curtir e promover a gente… Eu fiquei emocionadíssimo, o Dito também, estamos muito emocionados”, encerra o músico.